Sábado, 20 de Julho de 2024

Troca do kit de TV Parabólica está disponível em 492 municípios da Região Sul

2023-05-08 às 16:57

Até o momento, o serviço está disponibilizado em 1,6 mil cidades. Mais de 200 mil brasileiros já foram beneficiados.

A troca do kit de TV Parabólica com sinal digital para famílias do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) já está disponível em mais de 492 municípios dos estados da Região Sul. A medida se faz necessária por conta da limpeza da faixa de 3,5 GHz para que o 5G seja implantado na região – e implica na transferência da banda C para a banda Ku, com sinal digital, melhor qualidade de som e imagem.

O kit e a instalação são ofertados sem custo para os beneficiários dos programas sociais. A ação é coordenada pela Siga Antenado (Entidade Administradora de Faixa — EAF) e acompanhada pelo Ministério das Comunicações (MCom) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os equipamentos de recepção do sinal são mais modernos e visam garantir que não haja interferência nos canais abertos de TV via satélite com a chegada da tecnologia móvel.

“Estamos avançando cada vez mais com o 5G, que já finalizou a limpeza da faixa em 946 municípios. A distribuição desses kits vem atingindo cada vez mais cidades e até o fim do primeiro semestre teremos finalizado nestas 1,6 mil cidades”, explicou o ministro da Comunicações, Juscelino Filho. “Os kits garantem mais qualidade de som e imagem e proporcionam uma variedade maior de canais para as famílias”, completou.

O Rio Grande do Sul é o estado com a maior quantidade de municípios com agendamentos disponíveis, totalizando 195. Em seguida estão Santa Catarina (173) e Paraná (124). Em todo o Brasil, mais de 200 mil pessoas já receberam o equipamento em casa.

Agendamento

As famílias que se enquadram no perfil para receber as antenas de TV Parabólica devem agendar a troca dos kits pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site Link . O beneficiário precisa informar dados pessoais, o número do CPF e o Número de Inscrição Social (NIS). Confira a lista de cidades que podem acessar o benefício.

da MCom