O resultado o exame do presidente Jair Bolsonaro para Covid-19 foi positivo. A informação foi confirmada no início da tarde desta terça-feira, 7, pelo próprio presidente em uma transmissão ao vivo para todas as emissoras de tv direto do Palácio do Alvorada [residência oficial do Presidente].
“Todo mundo sabia que ele [o vírus] mais cedo ou mais tarde iria atingir boa parte da população”, disse Bolsonaro durante a transmissão. “Começou domingo, com uma certa indisposição e se agravou na segunda-feira (6)”, revelou. “Tomei hidroxicloroquina e estou bem!”, contou.
“A grande maioria da população, uma vez contaminada, não toma conhecimento. Eles não sentem absolutamente nada”, disse Bolsonaro. “Alguns poucos, dada a idade, outras comorbidades, podem sentir algo e até levar à morte”, completou. “Temos que nos preocupar com o vírus, sim! Mas também com a questão do desemprego”, afirmou.
De acordo com a Secretaria de Comunicação, o presidente acordou bem na manhã de hoje (7), mas a febre baixa continua.
Assista a transmissão da TV Brasil da coletiva do Presidente.
SINTOMAS NA SEGUNDA-FEIRA
Na noite de ontem, 6, o jornalista Claudio Humberto, da Rádio Bandeirantes, afirmou que o presidente já teria testado positivo para a Covid-19. A informação foi dada ao programa Repórter Bandeirantes, da Rádio Bandeirantes. (clique aqui para ler a notícia).
Ainda ontem a CNN Brasil havia informado que o presidente Jair Bolsonaro apresentou sintomas do novo coronavírus. Segundo a emissora, o próprio presidente informou à reportagem que estava com 38 graus de febre e 96 de oxigenação. Segundo a IstoÉ, Bolsonaro visitou o Hospital das Forças Armadas, em Brasília, e fez uma ressonância do pulmão. O resultado, de acordo com ele, mostrou que o órgão está limpo.
Bolsonaro também informou à CNN que já está fazendo uso da hidroxicloroquina como forma de prevenção da possível doença. A agenda do presidente nesta semana foi toda cancelada.
O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, fará exames para detectar se está infectado pelo novo coronavírus, informou na noite de ontem a Embaixada Americana. Chapman esteve com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ministros no último sábado (4) em um almoço para comemorar o Dia da Independência Americana. Ontem, Bolsonaro foi submetido a um novo teste para covid-19 após apresentar sintomas de gripe, como febre e dores no corpo.
MINISTROS TAMBÉM FAZEM EXAMES
Alguns ministros que estiveram próximos do presidente nos últimos dias também já decidiram fazer o teste.
É o caso do ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, que realizou o teste para coroanavírus na manhã desta terça-feira (7). Além de ter estado com o presidente nos últimos dias, o ministro optou em fazer uma nova testagem após descobrir que o um servidor do ministério que ele teve contato está com Covid-19.
Há um prazo de até 72 horas para que o exame fique pronto, mas é possível que o resultado saia antes.
O ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, também já fez exames hoje cedo no Palácio do Planalto. O ministro fez um teste rápido e o resultado já deu negativo. Segundo sua assessoria, a medida foi por precaução. Ramos despacha diariamente com o presidente.
No último sábado (4), o presidente almoçou com o embaixador americano no Brasil, Todd Chapman, em Brasília. Ele foi acompanhado por diversos ministros e todos posaram para fotos sem máscara.
com informações do UOL, R7, Band, CNN Brasil, Agência Brasil e Secom Governo Federal