Nos últimos dias, várias pessoas reclamaram nas redes sociais que tiveram suas contas do WhatsApp banidas sem aviso ou explicação específica. Segundo informações divulgadas pelo portal Metrópoles, o aplicativo estaria desativando contas com base em supostas “violações dos termos de uso”, mas sem deixar claro qual regra foi desrespeitada.
O problema atinge tanto contas pessoais quanto comerciais e tem afetado principalmente pequenos empreendedores, trabalhadores autônomos e criadores de conteúdo que usam o WhatsApp para se comunicar com clientes ou seguidores.
Em muitos dos relatos, os usuários dizem não ter feito nada que possa justificar o bloqueio, como envio de spam, uso de bots ou aplicativos paralelos — que são as principais causas comuns de punição na plataforma.
“Minha conta foi banida por 4 dias sem resposta, apesar de vários pedidos de suporte e acompanhamentos por e-mail e Twitter”, contou um usuário na rede X (antigo Twitter). Outro internauta desabafou: “Por que vocês continuam banindo minha conta repetidamente, às vezes duas vezes por dia, e quando ela é restaurada, tudo o que dizem é que foi um erro?”
Até o momento, a Meta, empresa que controla o WhatsApp, não respondeu aos questionamentos enviados pelo Metrópoles, que aguarda um posicionamento oficial.