Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024

Vacina no glúteo? Entenda por que Joinville não aplica vacinas contra COVID-19 no braço

2021-08-23 às 15:23
Foto: Reprodução/Redes sociais

Desde que a campanha de vacinação contra a COVID-19 iniciou no Brasil, milhares de fotos de pessoas imunizadas circulam nas redes sociais. Porém, uma foto diferente viralizou na internet nos últimos dias: uma mulher recebendo o imunizante na região dos glúteos e não no braço, como a maioria da população.

A autora da foto é Laura Braz, de 25 anos, moradora de Joinville, em Santa Catarina. O registro do momento ocorreu na última sexta-feira (20), quando ela tomou a primeira dose do imunizante. No Twitter, Laura comentou: “E da pra tirar foto sim porque na verdade é quase no quadril, não precisa abaixar nem meio centímetro de calça. A enfermeira da até dica de como segurar a blusa pra sair bem na foto”, afirma.

Mas por que no glúteo? 

De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Joinville, Fabiana Almeida, explicou que os imunizantes contra COVID-19 são aplicados na região do glúteo porque essa já é uma rotina quando se trata de vacinas intramusculares, além de causar menos dor e menos chances de reações.

“O Ministério da Saúde orienta que a aplicação deve ser intramuscular, que pode ser no deltóide, que é o músculo do braço, ou no ventroglúteo, que é a região ao lado do glúteo. Como já é rotina de outras vacinas, nós optamos pelo ventroglúteo”, explica.

Com informações: NSC