Será obrigatório tomar vacina para entrar nos estabelecimentos em São Paulo. A Prefeitura lançará um passaporte de vacinação que deverá ser exigido nos locais a partir das próximas semanas.
De acordo com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), os testes já estão sendo feitos e deverão entrar de vigor em breve. O anúncio ainda será feito oficialmente e locais que não cumprirem serão multados.
A proposta é que haja um controle por meio do aplicativo eSaúde, da prefeitura, que tem todos os dados de saúde disponibilizados pelo Ministério da Saúde e secretaria estadual. Pessoas de fora de São Paulo ou que tiverem dificuldade em baixar o aplicativo poderão apresentar o comprovante físico.
“A pessoa baixa o aplicativo da e lá terá um QR Code com todas as informações da pessoa. Primeira dose, segunda dose, quando deveria ter tomado. Se identificarmos que o estabelecimento não está exigindo, aplicaremos uma multa”, informou Nunes.
A data de implementação e outros detalhes ainda estão sendo especificados pela prefeitura. O plano é que os últimos testes com o dispositivo acabem nessa semana e a medida passe a valer na semana que vem.
“O objetivo é que seja obrigatória a vacinação para frequentar qualquer estabelecimento em São Paulo”, afirmou Edson Aparecido, secretário municipal de Saúde.
A quarentena foi encerrada no estado de São Paulo na última quarta (17). Com isso, não há mais limites de horário nem ocupação.