Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Vacinação é fundamental para a saúde de animais de estimação

2022-08-02 às 16:49

“Vacinar os pets é um ato de amor”. A frase da médica veterinária Claudia Valente Kantz alerta sobre a importância de manter a carteirinha dos animais em dia. De acordo com a especialista, seguir o calendário de vacinação de cães e gatos é a maneira mais eficaz de cuidar da saúde dos animais e, ao mesmo tempo, impedir que eles transmitam doenças para os seus tutores.

Uma forma de evitar que uma pessoa contraia leptospirose é vacinando os bichinhos do lar, já que há um imunizante que previne esta doença em cachorros e felinos, mas não em humanos. A raiva é outro exemplo. Esta vacina, inclusive, é fornecida gratuitamente pelo Ministério da Saúde. As demais são aplicadas em unidades de saúde particulares.

“Sabemos que uma parcela da população negligencia a importância de vacinar as suas crianças e, lamentavelmente, o mesmo acontece com os pets. A partir dos 45 dias de vida, cães e gatos já devem tomar as primeiras doses dos imunizantes que previnem uma série de vírus. É comum que os tutores fiquem atentos ao calendário de vacinação só enquanto os pets são filhotes. Mas isso é um erro. Há vacinas que devem ser feitas anualmente”, ressalta Claudia Kantz.

De acordo com a médica veterinária Camila Tavares, a vacinação de cães é iniciada na sexta semana de vida, com a aplicação da múltipla canina (geralmente V8, V10 ou V12), que protege contra leptospirose, cinomose, hepatite infecciosa, adenovirose, coronavirose, parainfluenza e parvovirose. Já a vacina antirrábica é administrada em dose única com 12 semanas. As duas são consideradas essenciais e devem ser reforçadas todos os anos.

Para os gatos, as recomendadas são a vacina múltipla ou polivalente (V4 ou V5). A primeira protege contra panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose e clamidiose; e a mais completa, a V5, também contra leucemia felina. Como os cães, gatos devem tomar a antirrábica com 12 semanas, e a imunização precisa ser renovada todos os anos.

do IG