Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024

Vagner Freitas se reúne com representantes da indústria da Bahia para debater educação, cultura e segurança dos trabalhadores

2024-02-21 às 15:38
Foto: Patrícia Santos FIEB Tratamento: Roberto Ferreira/CN-SESI

Em uma visita à Bahia, o presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), Vagner Freitas, dialogou sobre educação, cultura e segurança e saúde do trabalhador. Freitas foi recebido pelo presidente da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB) e do Conselho Regional do SESI, Carlos Henrique de Oliveira Passos, e guiado nas unidades pelo superintendente do SESI Bahia, Armando da Costa Neto.

Os gestores imergiram nos detalhes das operações e programas conduzidos pelo Departamento Regional do SESI da Bahia e conversaram sobre formas de contribuir com a educação no Brasil. Expoente no estado, o Regional da Bahia administra seis Unidades de Negócio, divididas nas regiões Norte, Metropolitana de Salvador, Central, Sudoeste, Sul e Oeste do estado.

A jornada de Vagner Freitas na Bahia começou na segunda-feira (19), pela Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino. O presidente do Conselho Nacional esteve nos laboratórios onde jovens mentes são estimuladas com artes e robótica. O superintendente do SESI Bahia, Armando da Costa Neto, apresentou a Freitas o campus que é um mosaico de funcionalidades, que inclui um centro esportivo e um cultural, exemplos da característica multidisciplinar do SESI para educação e bem-estar dos seus estudantes.

Em uma reunião com o presidente Carlos Henrique de Oliveira Passos, Freitas conversou extensivamente sobre educação e Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Sobre educação, a ideia de colaboração para aprimoramento do ensino público, levando a prática metodológica do SESI para além das fronteiras de suas unidades. Freitas e Passos entendem que a proposta da oferta de uma “metodologia de ensino de referência” pode enriquecer e aprimorar as práticas educacionais do ensino público.

“Sabemos que o SESI não tem como substituir a escola pública. Mas a ideia é formar parceira para levar a expertise do SESI para contribuir com a qualificação das ações da escola pública”, avaliou Vagner Freitas. Passos completou afirmando que o Sistema SESI pode ajudar no aprimoramento da educação pública: “O SESI pode oferecer uma metodologia de ensino, uma referência, para que possamos aprimorar o que for útil, inclusive no ensino público”, concluiu.

Afirmações confirmadas na estrutura da Unidade SESI Itapagipe, visitada por Freitas, onde está a Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino. Além das salas de aula, o colégio abriga laboratórios de artes e robótica. Para a prática de esportes, o Centro Esportivo Josair Santos Bastos, composto de um ginásio e um campo Society, foi inaugurado em 2018 para atender 1.700 pessoas em diversas atividades esportivas.

Freitas ainda esteve em uma exposição mediada na Estação Ciência, museu interativo com tecnologia 4.0, parte do Centro Cultural SESI Casa Branca, casarão histórico de Salvador aberto ao público em dezembro de 2022. O complexo integra educação científica e tecnológica para interação com o visitante.

do Conselho Nacional do SESI