Sexta-feira, 23 de Maio de 2025

Veja as primeiras imagens da peça ‘Nosso Senna’, que ficará em Interlagos e pesa mais de 500 quilos

2022-11-04 às 11:04

Um Ayrton Senna sereno, olhando pra frente, esboçando um sorriso.

Assim é o busto gigante do tricampeão que será inaugurado na próxima terça-feira em Interlagos.

A conta no Instagram foconamiguelyunes, de moradores do bairro onde fica o autódromo, conseguiu fotos do molde usado para a obra, que terá 3,5 m de altura e pesará 550 kg. As imagens estão na rede, e este blog pediu autorização para usá-las.

Batizada de “Nosso Senna”, a peça final é de alumínio polido e facetado e será instalada na área das arquibancadas do Setor A, na reta principal do circuito. Poderá ser visitada livremente pelo público em dias em que não houver controle de entrada no autódromo.

Raridade em iniciativas do gênero mundo afora, a imagem é fidedigna ao homenageado. A autora da obra leva Senna no sobrenome: Lallali Senna é sobrinha do piloto, irmã de Bianca, CEO da Senna Brands, e de Bruno, que disputou 46 GPs na F1 entre 2010 e 2012.

“Essa é uma homenagem especial para o legado eterno do Ayrton e teve o acompanhamento de perto de minha mãe, Viviane Senna, e minha avó, Dona Neyde, para que a gente pudesse ter o retrato mais fiel possível do meu tio”, disse a artista, ao site do tricampeão.

O busto gigante é a ampliação de uma peça em bronze produzida por ela em 2019 e entregue de presente ao Papa Francisco no Vaticano.

Na ocasião, a morte de Senna completava 25 anos.

Em outubro, na inauguração da exposição “50 Anos de GP no Brasil”, no Parque do Ibirapuera, o prefeito de São Paulo contou que a instalação do busto foi uma sugestão de Viviane.

“Ela me ligou e falou: ‘Os japoneses são muito fãs do Ayrton, mas eles vêm a São Paulo e não tem um local, uma estátua, para eles visitarem. Daí eles vão ao túmulo do Ayrton’. Agora finalmente está sendo feito o trabalho pra gente colocar uma estátua do Senna no autódromo”, afirmou Ricardo Nunes (MDB).

Em breve, a escultura vai ganhar atrações interativas, acionadas por meio de QR codes. Segundo a empresa que faz a gestão da marca Senna, “o público poderá acessar vídeos com mais informações sobre o piloto, poderá ouvir playlists de suas músicas prediletas e algumas outras surpresas”. É o que eles chamam de “toque phygital”: unir o físico ao digital.

Para este blogueiro, é um alívio constatar que a imagem escolhida é de um Senna feliz. A estátua instalada em Ímola, diante da Tamburello, é de uma tristeza só. Chega a ser lúgubre.

São obras, de certa forma, contaminadas pelo ambiente. Senna morreu a metros de onde está a estátua italiana. Já a obra de Interlagos tem mais a ver com seus grandes momentos por lá: o início no kart, a reformulação do autódromo e as vitórias de 1991 e 1993.

As primeiras fotos estão aqui.

Mas pode esperar: suas redes sociais serão inundadas na semana que vem com imagens de torcedores ao lado da nova atração.

 

do blog do Fábio Seixas, do UOL