Na manhã desta quinta-feira (9), um incidente envolvendo uma aeronave de pequeno porte ocorreu no aeroporto de Ubatuba, litoral paulista. O avião, que estava decolando, ultrapassou a pista do aeródromo e explodiu na Praia do Cruzeiro, onde foi registrado um vídeo mostrando o momento em que a aeronave alcançou a faixa de areia em chamas – assista no final da matéria.
Cinco pessoas estavam a bordo do avião, e todas foram resgatadas com vida. A Defesa Civil do Estado informou que até às 11h, quatro das vítimas haviam sido identificadas, sendo dois adultos e duas crianças. Elas receberam atendimento médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Posteriormente foi confirmada a morte do piloto.
O Corpo de Bombeiros atuou no local, retirando o piloto das ferragens e realizando os atendimentos de emergência. Além das vítimas a bordo, uma pessoa que estava na praça próxima ao local do acidente também precisou ser socorrida. A Defesa Civil destacou que cinco viaturas e doze bombeiros estavam mobilizados na operação.
De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), o acidente foi classificado como uma “excursão de pista”, situação em que a aeronave sai da pista durante a decolagem ou pouso. O avião envolvido no acidente, de matrícula PR-GFS, é um modelo Cessna 525, fabricado em 2008, com capacidade para sete passageiros e dois pilotos.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou que a aeronave não tinha autorização para operar como táxi aéreo, mas estava com situação de aeronavegabilidade regular. A investigação sobre as causas do incidente está em andamento.
Veja o momento no vídeo abaixo:
🚨BRASIL: Uma aeronave Cessna Citation saiu da pista, atravessou uma avenida e, em seguida, explodiu na praia em Ubatuba (SP). pic.twitter.com/cdki5h1ZS7
— Herrera 𝕏 (@HerreraNews1) January 9, 2025
Informações: g1