Na manhã desta quinta-feira (22), um cão da raça pitbull entrou nas dependências da Escola Municipal Liberdade, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e atacou seis crianças. O incidente aconteceu durante o horário de entrada dos alunos e gerou pânico entre os estudantes, que correram para se proteger.
O momento foi registrado por uma aluna que filmava do ginásio da escola. Nas imagens, que não capturam os ataques em si, é possível ver dezenas de crianças correndo em direção ao gramado da entrada da escola em fuga do animal.
As vítimas sofreram ferimentos leves nos pés e foram encaminhadas à UPA João XXIII, onde receberam atendimento médico. Todas foram vacinadas e liberadas no mesmo dia, segundo a Secretaria Municipal de Educação.
O pitbull foi capturado pelo Centro de Controle de Zoonoses, órgão ligado à Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais. De acordo com o secretário da pasta, Luiz Ramos Filho, o animal passará por exames para identificação. “Se o animal for microchipado, facilmente chegaremos ao tutor. Temos recebido muitas denúncias de animais abandonados, principalmente da raça pitbull, botando em risco a vida de outras pessoas. Eu faço um apelo para que não abandonem animais. O abandono de animais é crime, com pena de dois a cinco anos de prisão”, afirmou o secretário ao g1.
O cão será vacinado e castrado, conforme informado pela secretaria.
A Polícia Militar, por meio do Comando do 27° BPM (Santa Cruz), declarou que não foi acionada durante o ocorrido, mas tomou conhecimento da situação através do setor de inteligência. A corporação localizou as crianças na unidade de pronto atendimento e iniciou buscas para encontrar o responsável pelo animal.
Veja o vídeo abaixo: