Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024

Vitória sobre o Londrina coloca o Operário a um ponto do G4 da Série B

2021-07-14 às 14:53

Com gols de Leandrinho e Marcelo, o Operário Ferroviário venceu o Londrina, na noite desta terça-feira (13), por 2 a 1, no Estádio do Café, em duelo válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Devido ao resultado, a equipe chega aos 18 pontos, na 5ª colocação, com cinco vitórias, três empates e três derrotas.

O jogo
Atuando com modificações na equipe titular, o Alvinegro de Vila Oficinas iniciou o confronto controlando as ações ofensivas. Logo aos seis minutos da primeira etapa, Silva arrancou pela esquerda, fez o cruzamento, a bola foi desviada pelo adversário e chegou nos pés de Rodrigo Pimpão que deu um leve toque para trás encontrando Leandrinho. Com a calibragem em dia, o meio-campista operaniano bate colocado e abre o placar no Estádio do Café. Poucos momentos depois, foi a vez do mandante criar a primeira oportunidade no duelo. Depois de uma cobrança de falta, aos nove minutos, Tiago Orobó cabeceia em direção ao gol e Simão defende, na sequência, a tentativa ainda ronda a área, mas o goleiro tira de soco, mandando para escanteio. Atrás do placar, o adversário da noite buscou oportunidades, principalmente em bola parada, mas sem sucesso. A segunda oportunidade perigosa do Fantasma foi aos 23 minutos. Silva cobra falta pelo lado direito, a bola viaja em direção a área e Leandro Vilela desvia de cabeça, mas a chance é defendida pelo arqueiro mandante. Durante o restante da primeira etapa, o jogo caracterizou-se em uma inteligente marcação do Alvinegro sem a bola, não dando brechas ao ataque adversário, sem criação de jogadas efetivas. Os primeiros 45 minutos terminaram em vantagem do Operário por 1 a 0.

A etapa complementar começou com o Alvinegro buscando ampliar o placar e foi o que aconteceu. No segundo minuto, a jogada foi construída, novamente, pelo lado esquerdo. Silva, com o pé canhoto, acerta o cruzamento certeiro na cabeça de Marcelo que cabeceia no fundo das redes, sem chance ao adversário. Com a vantagem no marcador, a equipe de Matheus Costa cadenciou as ações do duelo, sem abrir chances perigosas ao adversário durante boa parte do segundo tempo. A estratégia utilizada foi em se organizar defensivamente, em busca dos contra-ataques. Apenas aos 33 minutos, o mandante chegou efetivamente ao ataque. Após chute de Marcelo Freitas, a tentativa foi em direção ao gol, e em uma defesa espetacular, Simão manda a bola para escanteio. Nos minutos seguintes, outra chance do adversário foi criada, mas a zaga operariana fez o corte. Segurando-se na defesa, o Operário teve a chance de ampliar o placar aos 37 minutos. Em passe de calcanhar de Rafael Oller a bola encontra Rafael Chorão dentro da área, o volante operariano tenta fazer o passe, a chance desvia na defensiva e chega nos pés de Fabiano que manda para fora.

O placar foi alterado no minuto 38 do segundo tempo. Após jogada de escanteio pela esquerda, a bola foi cruzada e encontra Marcondes Júnior, o zagueiro sobe mais alto que a defesa alvinegra e marca o primeiro gol da equipe mandante. Com o tento anotado, as ações do duelo se intensificaram após a expulsão de Fabiano, aos 43 minutos, por motivos de segundo cartão amarelo no duelo. O árbitro assinalou mais cinco minutos de acréscimos, sem maiores chances de perigo. Com 2 a 1 no placar, o Alvinegro vence fora de casa e soma três pontos na tabela.

Avaliação do treinador
Após a segunda vitória fora de casa nesta Série B, o técnico Matheus Costa avaliou o resultado e a atuação da equipe no confronto. “Uma vitória importante em um clássico. A gente sabe da dimensão de qualquer duelo contra eles e a importância de vencer. Com a vitória, chegamos ao quinto lugar, o que é muito positivo. Preciso ressaltar a entrega do grupo, pois, nos momentos de dificuldades que nós tivemos, em relação a ausência de vários atletas, foram as situações que mais nos fortaleceram. Tínhamos hoje uma estratégia diferente da habitual que era de controlar os espaços, principalmente no nosso esquema defensivo. Parabenizo os atletas que aceitaram muito bem o que foi repassado e dentro de campo foram efetivos para conquistar essa vitória.”

Próximo jogo
O Alvinegro de Vila Oficinas entra em campo no próximo sábado (17), às 19h, contra o CSA-AL, no Estádio Germano Krüger, em duelo válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Ficha técnica
Londrina 1×2 Operário
Campeonato Brasileiro – 11ª rodada
Estádio Germano Krüger – 13/07/21 – 21h30

Operário: Simão; Fábio Alemão, Reniê, Rodolfo Filemon e Fabiano; Leandro Vilela, Marcelo (Pedro Ken) e Leandrinho (Cleyton); Rodrigo Pimpão (Thomaz), Djalma Silva (Rafael Oller) e Schumacher (Rafael Chorão).
Téc: Matheus Costa
Banco: Thiago Braga, Odivan, Lucas Mendes, Tibagi.

Londrina: César; Talison (Ricardo Luz), Marcondes, Augusto e Felipe Vieira (Luiz Henrique); Tárik, Marcelo Freitas e Matheus Bianqui (Adenilson); Caprini, Junior Pirambu (Juan) e Tiago Orobó (Douglas Santos).
Téc: Edison Borges
Banco: Dalton, Zé Pedro, Lucão, Pedro Cacho, Jean Henrique, Bídia, Danilo.

Gols: 5´1T Leandrinho, 3´2T Marcelo (Operário); 38´2T Marcondes JR.
Cartões amarelos: Leandro Vilela, Leandrinho, Rodrigo Pimpão, Fabiano (2x) (Operário); Ricardo Luiz (Londrina).
Cartão vermelho: Fabiano.

Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo
Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa e Gustavo Rodrigues de Oliveira
Quarto árbitro: João Paulo Romano Queiroz

Assessoria de Imprensa Operário Ferroviário
Fotos: Divulgação/LEC