Sexta-feira, 09 de Maio de 2025

Zoológico faz enquete para decidir o nome do novo veadinho no PR

Comunidade pode votar no nome do filhote de veado-bororó, animal símbolo da importância do trabalho de conservação do zoo
2025-04-17 às 18:04

O Zoológico de Cascavel reforçou seu compromisso com a conservação das espécies ao anunciar o nascimento de 12 novos moradores em 2025. Entre eles estão dois jabutis, nove cobras da espécie cascavel e um veado-bororó, animal ameaçado de extinção e símbolo da importância do trabalho realizado pela equipe do parque.

Para aproximar ainda mais a comunidade do cotidiano do zoo, a Prefeitura de Cascavel abriu uma votação popular para escolher o nome do filhote de veado-bororó, nascido em 22 de março, com 1,4 quilo e 40 centímetros de comprimento. A votação ocorre pelo Instagram oficial da Prefeitura (@cascavel_prefa), onde os interessados podem escolher entre três opções de nomes de origem tupi: Porã (bonito), Tauã (barro vermelho) e Piatã (pé duro). O resultado será divulgado na próxima terça-feira (22) nos canais oficiais do município e na imprensa local.

Além do veadinho, os dois jabutis nasceram em 22 de fevereiro e as nove cobras vieram ao mundo em 12 de janeiro, cada uma com cerca de 20 centímetros. O Zoológico de Cascavel abriga mais de 350 animais de 72 espécies, incluindo mamíferos, répteis e aves, muitos deles resgatados e sem condições de retornar à vida livre. O gerente de Bem-Estar Animal e Vida Silvestre, Rafael Spinelli, destaca que o nascimento dos filhotes é uma prova do sucesso das ações de conservação e bem-estar animal, que incluem nutrição adequada, manutenção dos recintos e acompanhamento veterinário regular.

“A reprodução no Zoo mostra que nosso serviço de conservação ambiental, ou seja, garantir o bem-estar desses animais, tem sido realizada”, afirma Spinelli. A bióloga Vanilce Pereira de Oliveira ressalta que os nascimentos são indicativos de qualidade de vida e fundamentais para o desenvolvimento do ecossistema. Todos os animais do zoológico foram resgatados e encontram no parque um ambiente de refúgio e proteção.