O 1° Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) deflagrou na tarde e início de noite desta quinta-feira (26) a “Operação Sinergia”. A megaoperação aconteceu em todo o Estado do Paraná com emprego de efetivo administrativo e operacional. Segundo o Comandante do 4º Comando Regional de Polícia Militar, Coronel Edmauro de Oliveira Assunção, “a Operação é a junção dos vários órgãos de Segurança Pública, onde nós vamos executar o policiamento, pontos de bloqueio e batidas policiais”.
As ações contaram com a apoio do 4° Comando Regional de Polícia Militar, Batalhão de Operações Especiais, Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, Batalhão de Polícia Militar Ambiental – Força Verde, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Guardas Municipais e Receita Federal e Estadual, e contaram com mais de 208 Agentes de Segurança e 72 viaturas (entre veículos e motocicletas) foram empregados na Operação nos sete municípios de área de abrangência do 1º BPM: Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Sengés, Jaguariaíva e Arapoti.
Mais de 1.618 pessoas foram abordadas durante a Operação. As Fiscalizações de Trânsito foram intensificadas nesta data, resultando em 1.146 veículos abordados, 10 veículos apreendidos e 95 notificações lavradas.
Durante a Operação foram apreendidos: 592g de substância análoga à maconha, 290g de substância análoga ao crack, uma arma de fogo do tipo revólver calibre .38, uma munição calibre 38 e um veículo com alerta de furto/roubo foi recuperado. Foram conduzidos à delegacia três homens pelos crimes de posse irregular de arma de fogo, tráfico de entorpecentes e adulteração de sinal identificador de veículo automotor e para o cartório do Termo Circunstanciado duas mulheres e um adolescente foram conduzidos pelas seguintes contravenções: drogas para consumo pessoal, dirigir veículo sem possuir habilitação e permitir que pessoa não habilitada conduza veículo.