Domingo, 19 de Janeiro de 2025

4º Circuito Gastronômico dos Campos Gerais conta com mais de 50 experiências espalhadas em dez cidades da região

2024-11-13 às 14:31
Daniel Calvo

Apreciar a natureza, conhecer histórias e cultura, se divertir e ainda aliar à boa gastronomia é um excelente programa. Tudo isso é proporcionado pela região dos Campos Gerais do Paraná, que conquista cada vez mais os visitantes em mais, tendo mais de cem atrativos turísticos espalhados por dez cidades. O leque de opções é grande e pode unir calmaria e aventura sem precisar ir muito longe. No turismo em áreas naturais, os destaques ficam para o Buraco do Padre, Refúgio das Curucacas, Parque Vila Velha, Cânion Guartelá, Morro do Corpo Seco, Parque do Cerrado, cachoeiras e mais de 20 atrativos.

Nestes locais, cada visitante tem um misto de sensações únicas. Alguns se encantam pela tranquilidade, outros pela fauna e flora e alguns ficam surpresos com o belo pôr do sol, descrito como de tirar o fôlego. Se a calmaria é algo desinteressante, é possível se aventurar na tirolesa, arvorismo ou rapel.

Agora se o foco é só turismo de aventura, os apaixonados têm opções variadas. Um exemplo é em Tibagi e Jaguariaíva com o rafting que proporciona emoção, desafio e muita adrenalina. Agora se a ideia é se encantar com cachoeiras, a sugestão é Sengés com suas mais de 60 opções.

Ortigueira é outro destaque em opções naturais. A cachoeira Véu da Noiva impressiona com seus 150 metros de altura e o acesso é livre para todos os visitantes, inclusive cadeirantes, proporcionando uma experiência ainda mais inclusiva e segura.

Arapoti também se destaca pela natureza, com destaque para o Cânion do Cerrado, cultura e história com o Museu do Imigrante Holandês e, na parte religiosa, com o Santuário Igrejinha São João Batista, que faz parte da Rota dos Rosário. Além disso, quem gosta de queijos pode aproveitar as opções da premiada Queijaria Cornélia.

Porto Amazonas é outra opção de encantamento com a sua Ponte dos Arcos e o Rio Iguaçu no Cais do Porto e Biquinha. Além disso, a cidade se destaca pela alta produção de frutas, e o Viveiro VPA com mais de 400 espécies de árvores, entre trepadeiras, arbustos e frutíferas.

Se sua escolha é ficar seco, porém aproveitar, a sugestão é cultura. Pode ser em Carambeí ou Castro através da colonização holandesa no Museu Parque Histórico de Carambeí ou no Centro Cultural Castrolanda.

Outra opção é a Fazenda Histórica Capão Alto, em Castro, que conta a história da formação da região. Há também o Museu Campos Gerais, em Ponta Grossa, retratando a história local e encantando os visitantes pela conservação de seu acervo.

Além disso, há uma colônia que faz você ir à Alemanha sem precisar pegar um avião. Witmarsum, em Palmeira, preserva a história através da arquitetura, gastronomia e jeito de viver.

Ainda em Palmeira, quem visita pode conhecer o museu histórico da cidade, o memorial da Colônia Cecília, local da única experiência anarquista na América Latina, a igreja matriz e a Capela do Senhor Bom Jesus, além de poder provar o prato típico: Pão no Bafo. Não deixe de visitar e se encantar com a paisagem deslumbrante da região do Cerrado.

Agora se a fé é motriz do visitante, a indicação é Piraí do Sul onde o turismo religioso ganha sua força e chama a atenção pela festa em homenagem à Nossa Senhora das Brotas. Em Piraí também é possível visitar pinturas rupestres e tomar um delicioso banho de cachoeira.

Outro lugar onde a religiosidade chama a atenção é Ponta Grossa com a Capela Santa Bárbara além de possuir a Abadia da Ressurreição, local apreciado por visitantes em busca de conexão espiritual.

Opções rurais também fazem parte do leque de opções que o visitante pode aproveitar. Alguns exemplos acontecem em Itaiacoca, distrito de Ponta Grossa, onde é possível aproveitar a natureza acompanhado de um bom café da tarde.

E não para por aí, porque a Região dos Campos Gerais do Paraná também se destaca no turismo de negócios e eventos. São feiras, congressos, simpósios etc., que trazem pessoas de diversas partes do país. Entre os destaques estão Agroleite, Efapi, Congresso de Administração, Fenata e Fuc. Segundo estimativas, o valor gerado com essas atividades chega a quase R$ 800 milhões.

Além disso, Ponta Grossa, com o polo industrial mais importante do interior do Estado do Paraná, com mais de 2 mil fábricas, e referência na produção cervejeira, destaca-se pelas viagens de negócios, seja de executivos nas fábricas para reuniões, ou mesmo colaboradores em manutenções de equipamentos fabris, o que movimenta a hotelaria durante a semana.

E tudo isso se alinha à gastronomia. Tem como não gostar de desfrutar do melhor de um destino? E essa é a proposta da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (AdeTur) ao realizar, desde 2020, o Circuito Gastronômico dos Campos Gerais.

O evento reúne o que há de melhor na gastronomia regional, entre opções para almoço e jantar, sobremesas, comida rural, experiências gastronômicas e mais. “Nossa ideia é que o visitante tenha um canal para acessar e ver onde comer bem, por isso criamos o evento e o portal”, pontua Karen Kobilarz, gerente da AdeTur.

Em 2024, o evento conta com mais de 50 experiências gastronômicas espalhadas em dez cidades da região. Interessados podem ver onde fazer seu roteiro no site.

O 4º Circuito Gastronômico dos Campos Gerais é realizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais com patrocínio da Águia Florestal, através da Lei de Incentivo a Eventos de Grande Fluxo Turístico em Ponta Grossa. Tem apoio do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, Universidade Estadual do Paraná (UEPG), Viaje Paraná, Sistema Fecomércio/PR Sesc Senac IFPD e Sebrae/PR.

Da assessoria