A Polícia Militar, mediante emprego de efetivo Administrativo e Operacional do 1º BPM e do 4º CRPM, deu cumprimento a mais uma Fase da Operação Vida, compreendendo saturação em bairros dos municípios de Ponta
Grossa, Castro e Jaguariaíva, em regiões previamente estabelecidas. As ações se iniciaram na noite de sexta-feira (29/01/2021), visando o combate a crimes dolosos contra a vida, e seus crimes transversais.
Em Ponta Grossa, as atividades contaram também com ações de fiscalização urbana, integradas com a prefeitura de Ponta Grossa, através de sua Guarda Municipal e fiscais da Vigilância Sanitária, na qual também foi fiscalizado o cumprimento do Decreto Municipal nº 18.290/2021, referente ao Toque de Recolher.
A Operação Vida desenvolve-se desde o dia 25 deste mês de janeiro, a nível Estadual. Seu objetivo é a prevenção e, consequentemente, a redução dos crimes contra a vida, inclusive o feminicídio. O Planejamento da Operação Vida decorre do último Relatório Estatístico Criminal produzido pela PMPR, referente ao ano de 2020, o qual apontou
aumento de 12% nos crimes de homicídio no Paraná em relação ao ano de 2019. Deste estudo, também ficou confirmado que 66% dos homicídios dolosos são praticados com armas de fogo, e 34% dos homicídios registrados têm relação com o tráfico de drogas e/ou porte/posse irregular de arma de fogo.
Com base nesta análise, constatou-se a transversalidade entre crimes, pois o homicídio na maioria dos casos está relacionado a outros crimes – como tráfico de entorpecentes, e a posse ou porte de armas ilegais e irregulares.
Desse modo, o grande foco da Operação Vida é a saturação nestes municípios/ bairros, a fim de oferecer maior sensação de segurança à população paranaense.
Ao todo, no âmbito do 1º BPM, foram alcançados os seguintes resultados, por município:
OPERAÇÃO VIDA – SATURAÇÃO
Ponta Grossa:
– 227 Pessoas abordadas
– 06 Locais vistoriados
– 37 Veículos abordados
– 02 pessoas presas por tráfico
Ocorrência: Tráfico / Resistência
Data: 29/01/2021
Horário: 21h00min.
Local: Rua Luiz Noga Maciel – Neves
Descrição: Durante saturação no bairro Neves, na Operação Vida, uma equipe PM abordou um casal, em via pública, em atitude suspeita. Durante busca pessoal, foi localizado junto de uma mulher de 20 anos, vinte e oito
“pedras” de “crack”. Seu marido, 19 anos, ao perceber a localização do entorpecente, exaltadamente passou a afirmar que a droga seria de sua propriedade. Após receberem voz de prisão, ele ofereceu resistência, sendo contido pela equipe policial. Ambos foram conduzidos à 13ª SDP.
OPERAÇÃO VIDA – AIFU
Ponta Grossa:
• Estabelecimentos fiscalizados (encontravam-se fechados): 103
• Estabelecimentos abordados (encontravam-se abertos): 06
• Denúncias atendidas: 03
• Pessoas orientadas: 121
• Pessoas abordadas com busca pessoal:15
• Estabelecimentos autuados/notificados: 06
• Notificações por falta de alvará: 00
OPERAÇÃO VIDA – SATURAÇÃO
Castro:
– 90 Pessoas abordadas
– 09 Locais vistoriados
OPERAÇÃO VIDA – SATURAÇÃO
Jaguariaíva:
– 28 Pessoas abordadas
– 03 Locais vistoriados
– 10 Veículos abordados