Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Abertas inscrições para cursos profissionalizantes das Carretas do Conhecimento

2021-02-23 às 11:43
O bairro Uberaba, em Curitiba, será o primeiro do Paraná a receber o projeto Carretas do Conhecimento, idealizado pelo Governo do Paraná, através da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, em parceria com a Volkswagen e o Senai-PR. O programa foi lançado nesta quinta-feira (5), em solenidade com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, e o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost. – Curitiba, 04-07-19. – Foto: Valdelino Pontes

As pré-inscrições para os nove cursos das Carretas do Conhecimento já estão abertas, e serão retomados a partir de março de maneira adaptada devido a pandemia do coronavírus. O cadastro pode ser feito pelo link: http://www.justica.pr.gov.br/Pagina/PROGRAMA-CARRETA-DO-CONHECIMENTO-2021

“Priorizamos a geração de empregos no Estado. Tem muitas empresas querendo se instalar no Paraná e que precisam de bons profissionais, de trabalhadores qualificados e preparados para entrar no mercado de trabalho”, disse o secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

A primeira etapa será a partir do dia 15 de março em nove localidades: Curitiba (com três unidades no bairro Boqueirão; duas na CIC e unidades do Senai); São José dos Pinhais (bairro Afonso Pena) e Ponta Grossa (bairro Estrela).

Na segunda quinzena de abril as Carretas do Conhecimento vão chegar para Campo Largo (bairro Vila Elizabeth), Colombo (duas unidades no bairro Guaraituba), Paranaguá (bairro Porto dos Padres), Cascavel (duas unidades no bairro Jardim Maria Luíza); Foz do Iguaçu (Vila A); Guarapuava (Centro) e Palmas (bairro São José).

Os municípios que também fazem parte nesta primeira etapa são: União da Vitória; Pato Branco; Francisco Beltrão; Marechal Cândido Rondon; Foz do Iguaçu; Umuarama; Paranavaí; Londrina; Toledo e Santo Antônio da Platina.

Para mais informações referentes as localidades, municípios e dúvidas para inscrições, entrar em contato pelo e-mail: [email protected]

Sobre os cursos

Cursos de 80h em 3 turnos nas seguintes áreas:

  • Panificação
  • Eletricidade Predial
  • Corte e Costura Industrial
  • Mecânica de Automóveis
  • Mecânica de Motocicleta
  • Eletricida Automotiva
  • Informática Básica
  • Mecânica Industrial
  • Refrigeração Residencial

O professor realizará a aula online diretamente da Carreta do Conhecimento Digital cada aluno acompanhará a aula de sua residência, utilizando o chip 4G fornecido pelo SENAI, por meio de plataforma dedicada para uma melhor experiência. 

A parte prática do curso será realizada no laboratório da Unidade Fixa do SENAI. No primeiro dia de aula prática será realizado um teste rápido para detecção de COVID em todos os alunos. O resultado deste teste é fornecido em minutos, liberando assim o aluno para a atividade prática.

Mesmo com o teste rápido, é obrigatório o seguimento do protocolo de higiene e segurança do Sistema FIEP, o qual prevê à medição de temperatura de cada aluno, obrigatoriedade do uso de máscara, utilização de álcool em gel 70%, dentre outros cuidados para mitigar os riscos de contágio. As práticas serão realizadas nas unidades do Sistema FIEP que possuem laboratórios amplos das respectivas áreas tecnológicas para que seja possível praticar o distanciamento solicitado pelos decretos municipais.

Da AEN