Terça-feira, 09 de Março de 2021
foto: Clebert Gustavo

ACIPG lamenta a morte de Ovídio Gasparetto

23/01/2021 às 13:44

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) divulgou uma nota de pesar pela morte de Ovídio Gasparetto, ex-presidente da Associação.

“É com profundo pesar que a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) lamenta a perda do senhor Ovídio Gasparetto, que nos deixou na última sexta-feira (22), aos 92 anos.

Gasparetto foi presidente da ACIPG, estando à frente da entidade nas gestões 1956-1958 e 1958-1960, sendo o mais jovem a alcançar o posto de mandatário da Associação, aos 28 anos de idade. De caráter ilibado, estudioso e dedicado, Ovídio Gasparetto trazia consigo o espírito inovador e ousado. Constam nos registros da ACIPG daquele período estudos feitos por ele sugerindo ao Governo do Estado a implementação de pedágio nas rodovias entre Foz e Paranaguá, algo que só veio a se concretizar 40 anos mais tarde.

Na rica trajetória de Ovídio Gasparetto ainda estão importantes marcas como liderança política e empresarial. O ex-presidente da ACIPG foi candidato a prefeito e deputado estadual por duas vezes, além de ter se tornado um dos pioneiros nos negócios de produção e exportação de produtos da Amazônia. Por anos Gasparetto se instalou no Pará, chegando a ser vice-presidente da Federação das Indústrias daquele estado. Consta ainda em seu currículo o posto de Diretor e Conselheiro técnico da Associação Brasileira de Comercio Exterior (AEB), além da publicação de trabalhos sobre a Amazônia, seu ecossistema, meio ambiente, e temas correlatos, como o livro “Brasil com Amazônia ou Amazônia sem Brasil?”.

Ovídio Gasparetto deixa, além das saudades, um legado de lições e ensinamentos impostos em seus dois mandatos como presidente da Associação e ao longo de sua trajetória empresarial. A ACIPG presta os profundos sentimentos e solidariedade aos amigos e familiares.”

Da assessoria