O Agroleite 2022, realizado entre os dias 16 e 20 de agosto, em Castro-PR, superou todas as expectativas da organização, uma edição histórica. O reencontro vivenciado pela cadeia produtiva do leite da América Latina foi de tirar o fôlego e o evento atingiu a marca dos três dígitos em negócios e número de visitantes.
As 200 empresas expositoras efetivaram operações que totalizaram R$ 149 milhões. O gerente distrital da Sicoob Sul, Everton Carlos Zarpellon, relata que a agência protocolou mais de R$ 72 milhões em operações de crédito, superior ao dobro da meta estipulada para ser concretizada durante o evento. “Criamos uma linha específica com taxa de juros reduzida para financiamentos de bens, equipamentos, animais, energia fotovoltaica. Tudo o que é apresentado na feira é abrangido por essa linha de crédito”, menciona.
Para o gerente comercial da franquia da Ilumisol de Castro, Rudnei Ceulei, o resultado do evento foi melhor do que os anos anteriores, a empresa vendeu R$ 2 milhões nessa edição. “O pessoal veio para a feira para fechar negócios”, ressalta. Ceulei explica que devido mudança na legislação quem investir em energia solar no ano que vem precisará pagar uma taxa, o que está impulsionando os produtores a adiantarem a compra. “Foi muito bom, muita procura, muitos clientes no stand, negócios fechados aqui na feira, projeções para fazermos visitas na próxima semana, clientes pedindo para segurar o preço especial que fizemos”, diz o gerente.
A materialização de negócios nas semanas seguintes ao Agroleite também é uma realidade para outras empresas. Romano Vinícius Vizinoni, consultor de vendas da MacPonta, concessionária John Deere, comenta que além das vendas concluídas, entre maquinários e consórcios da marca, a empresa sai do Agroleite com mais de R$ 7 milhões em intenções de venda e aguarda a disponibilidade dos produtos na fábrica.
Os diversos atrativos da programação oficial trouxeram mais de 120 mil pessoas para a Cidade do Leite, recinto de exposições da Cooperativa Castrolanda. Foram registrados visitantes de vários estados brasileiros como São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Goiás, e de países como Argentina, Paraguai, Bolívia e Uruguai. Muitos expositores ficaram impressionados com a quantidade de pessoas transitando pelas avenidas, mesmo com o frio e a chuva.
“Superou nossas expectativas, achávamos que com o frio o pessoal ia ficar reticente, mas mesmo com chuva teve público muito bom”, fala Fernando José Silveira Oliveira, supervisor regional de vendas Paraná e São Paulo da Genex. Oliveira pontua que o público era formado em sua maioria por pessoas que atuam nas propriedades, entre produtores, técnicos e veterinários. Fernanda Queiroz, responsável por feiras e eventos da Timber, também observou que o evento atrai um público direcionado, pessoas buscando soluções para melhorar a eficiência no campo. “Foi excelente para mostrarmos a marca, os produtos e conhecermos pessoas, a equipe comercial estabeleceu muitos contatos”, expõe.
Leila Gomes, gerente do Agroleite, declara que o Agroleite 2022, com o tema Reencontros, marcou a retomada presencial de uma maneira muito especial. “Foi uma semana intensa, em vários sentidos, inclusive no clima. Estamos comemorando esta conquista de ultrapassar os três dígitos em público e em negócios. Isso nos dá alegria, motivação e energia para pensarmos o evento de 2023, em um momento de crescimento e desenvolvimento”, manifesta.
O Agroleite é promovido anualmente pela Cooperativa Castrolanda e conta com vários painéis e fóruns para promoção do conhecimento. Seung Lee, diretor executivo, cita que as palestras trouxeram temas técnicos sobre a cadeia do leite e os outros segmentos em que a cooperativa está inserida, além de questões voltadas ao mercado. “O Agroleite oportuniza o debate de assuntos do interesse dos produtores e o contato com as empresas e as novas tecnologias”, afirma.
Considerando a América Latina, a gerente de marketing Latam da DeLaval, Caroline Ryden, assinala como um diferencial do Agroleite o fato de ser uma feira de tecnologia que mostra as novidades que estão chegando. “Esta é a nossa vitrine para mostrar as novidades da DeLaval na América Latina. Se pensar em inovação, pensamos no Agroleite”, ressalta.
O presidente da Castrolanda, Willem Bouwman, observa que está nítida a consolidação do evento. “Percebemos que a cadeia do leite estava com os holofotes virados para o Agroleite e para Castro durante a semana que passou. A Castrolanda é a organizadora do evento, mas ele é de todos os parceiros que estão junto conosco para fazer acontecer uma exposição cada vez mais bonita”, enfatiza. Bouwman afirma que a cooperativa está projetando uma ampliação da Cidade do Leite e investimentos na infraestrutura para o próximo ano.
O Agroleite 2022 contou com o apoio institucional da Prefeitura de Castro e das Associações das Raças Holandesa e Jersey. Foi patrocinado na cota Diamante pela Nutron, MSD Saúde Animal, Piracanjuba, Sicredi e Timber. Na cota Ouro recebeu a chancela da Nutrição Castrolanda, Coonagro-Dascoop, Select Sires, Calpar, Irrigabrasil, Phibro, Elanco, Ilumisol, Inpasa, JA Saúde Animal, Menarim Agro, Pioneer, Provita Supplements, Sicoob Sul, Tetra Pak, Timac Agro, Vence Tudo e Vetoquinol. Já na cota prata, contou com a assinatura da AgroBrisa, BindGalvão, BONÖ Fotovoltaico, Ceva, Cogent Brasil, Forseed Sementes, GEA, Helpen Castrolanda, Inata, Koe Bio Embryo, Mosaic Fertilizantes, MXF Motors, Nova Frota, Nuseed, Paranatrator, Prado Saúde Animal, Sani Química, Sementes Castrolanda, Sicoob Crediceripa, UCBVet Saúde Animal e ZIEHL-ABEGG. A previsão da organização é que o evento de 2023 seja realizado entre os dias 08 e 12 de agosto. A comercialização de áreas para stands das empresas iniciará em janeiro.
da assessoria