Devido às chuvas intensas que atingiram os Campos Gerais nas últimas semanas, diversas regiões foram afetadas por alagamentos e enchentes. Entre elas está o distrito rural de Uvaia, localizado em Ponta Grossa, que foi atingido pelo transbordamento do Rio Tibagi.
Entre as residências e locais alagados do distrito, o cemitério, com aproximadamente 324 túmulos, também ficou submerso.
Ao g1, o químico Sandro Xavier de Campos explicou que o necrochorume, líquido produzido devido à decomposição dos cadáveres, possui bactérias, vírus e fungos; e que com os alagamentos, estes resíduos podem estar se espalhando para as casas, rio e solo. Além do fato do solo estar molhado e facilitar estes resíduos de se infiltrarem nos lençóis freáticos e se espalharem para rios e poços artesianos. O IAT afirmou que está fazendo o monitoramento do local.
Em cidades como Londres e Paris, na década de 1970, houveram inúmeros casos de febre tifóide devido à contaminação causada por cemitérios.
Segundo informou a assessoria da Prefeitura Municipal, “a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem plena consciência de que, após a baixa das águas, vai precisar realizar o levantamento da situação, não somente do cemitério como de toda a comunidade, bem como, a desinfecção da área”.