Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024

Aos 101 anos, morre o major Odorico Dias de Góes, último pracinha da FEB de Ponta Grossa

2023-04-01 às 10:44
Foto: Josué Teixeira

Faleceu neste sábado (1º), em Ponta Grossa, aos 101 anos, o major Odorico Dias de Góes, o último remanescente entre os 336 expedicionários que partiram do antigo 13º Regimento de Infantaria (RI) e se integraram à Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial.

O major faleceu no Hospital São Camilo e seu corpo está sendo velado na sala VIP da Capela do Luto Santana. O sepultamento do major está previsto para as 9h da manhã deste domingo (2), no Cemitério São José.

Morador de Ponta Grossa, Odorico Dias de Góes teria entrado no Exército “por acaso”, insatisfeito com o salário que recebia numa serraria. Ouviu no rádio um anúncio convocando jovens a se alistar. Seu ordenado saltaria de 3 mil réis, na serraria, para 19 mil réis, como soldado.

Passou 31 anos no Exército. Estava casado há apenas quatro semanas quando partiu para a guerra, ainda sob a patente de 3º sargento. No retorno ao Brasil, subiu vários degraus na carreira até se graduar como major. Atuou em Cáceres (MT), Curitiba, Irati, Lapa e Ponta Grossa.