Na noite do último domingo (27), durante uma forte tempestade com rajadas de vento, o telhado da arquibancada do Estádio João Chede, sede do Ypiranga Futebol Clube, foi completamente destruído. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a estrutura da cobertura inteiramente no chão.
Por meio das redes sociais, o Ypiranga F.C. demonstrou tristeza com o ocorrido, já que o espaço representa um simbolo tanto para torcedores e jogadores do clube, quanto para o próprio municípo de Palmeira. Desde 1990, a aqruibancada de madeira é tombada como patrimônio cultural paranaense. “Este espaço não é apenas concreto e telha. É memória viva do esporte amador do Paraná, da cultura e de nossa comunidade”, enfatizou a equipe.
De acordo com o texto divulgado, o processo de restauro da estrutura já foi protocolado a quase 3 anos, ainda em processo de aprovação. “Esse patrimônio não pode ruir diante dos nossos olhos”, enfatizou o clube. A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Cultura, Turismo e Comunicação afirmou que as equipes responsáveis já estão avalianado como prosseguir com o restauro da melhor maneira. “A troca do telhado já estava sendo planejada, e agora, diante dos novos danos provocados pela chuva, o processo será agilizado dentro das possibilidades técnicas e legais”, afirmou.
Por Gabriel Aparecido, sob supervisão de Heryvelton Martins