Sexta-feira, 22 de Agosto de 2025

Associação de Voleibol Irati denuncia Poder público por se apropriar de ação

Em publicação, a AVI afirmou a falta de suporte do poder público para adquirir materiais de treino. Divulgação da Prefeitura agora aparece como "editada"
2025-08-21 às 18:48
Foto: Redes Sociais

Na tarde desta quinta-feira (21) a Associação de Voleibol Irati denunciou, por meio de suas redes sociais, que os uniformes entregues pela Prefeitura do município, na última terça-feira (19) não possuiam nenhuma relação com o órgão. Em nota pelas redes sociais, a AVI afirmou que as camisetas entregues “não tiveram nenhum custo financeiro por parte do poder público e somente investimento através de patrocínios das empresas parceiras”.

Procurados pelo Portal D’Ponta News, a presidente da Asssociação, Ana Carolina Demczuk, afirmou que não há nenhum vínculo do poder público com a entrega destas camisestas. A representante da AVI complementou ainda que o custo de produção veio a partir de patrociadores e apoiaderes do Projeto Volei, através da Associação de Voleibol. “Foram feitas 250 camisetas, tudo com dinheiro da Associação”, enfatizou.

A presidente da AVI destaca que teme que o poder público municipal use a ação como forma de se autopromover. Ela traz ainda que o órgão funcionava como um auxílio para a Secretária, mas por conta de atritos políticos acabaram encerrando a parceria. “O que a gente não aceita é que não reconheçam o trabalho da gente“, complementa Ana Carolina.

Ele também traz que apesar de haver tentativas conversas com a gestão da Secretaria para manter a parceiria, eles foram negados de manter o envolvimento. De acordo com Ana, há sim possibilidades de uma perseguição política, mesmo que a Secretaria tenha negado isso à ela. “Conforme eles haveria um desgaste político”, justificou.

Na mesma publicação feita pelas redes sociais, a Associação afirma que há uma falta de diálogo da Secretaria de Esportes, além de um atraso de mais de 3 meses do material para treino. “Fomos rejeitados pela atual gestão da secretaria de esportes várias vezes”, afirmou a AVI. Eles complementam que no vídeo divulgado nos perfis oficiais da prefeitura não houve nenhuma menção ao apoio que outros patrocinadores concederam na confecção do material. Veja o post na íntegra abaixo:


Posicionamento do Poder Público

O Secretário de Esportes de Irati, Frederico Ruva Neto, contou que em relação ao caso das camisetas, a relação só aconteceu entre a AVI e os patrocinadores. Ele comenta que a Secretaria assumiu o voleibol após a Super Liga B, porém “o montante de pagamentos da Prefeitura pra Super Liga B foram muito altos com poucos resultados”. Quanto a uniformes de jogo e outros materiais de esporte, Ruva Neto afirmou que estão sendo encomendados via projetos de captação pela Proesporte.

O responsável pela pasta complenta que o Projeto Voleibol segue a todo vapor no município. “Tocar esse Projeto com ou sem a AVI é escolha nossa”, ressaltou. Ele conclui dizendo que além do volêi, todos os outros esportes praticados também estão sob gestão do órgão público.

Por meio da assessoria, a Prefeitura de Irati comunicou que há um equivoco no caso, sendo que o órgão realizou apenas a divulgação e o incentivo ao esporte no município. Após contato da reportagem, a publicação de entrega dos uniformes pelas redes sociais da Prefeitura aparece como “editada”, creditando a AVI pela entrega.

Por Gabriel Aparecido, sob supervisão de Heryvelton Martins