Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Avança Campos Gerais define coordenadores e Giorgia Bochenek assume a presidência

2021-08-31 às 16:48

O Comitê Territorial Avança Campos Gerais definiu na tarde de hoje seus coordenadores. A advogada Giorgia Bin Bocheneck e o presidente da Cacicpar Lino Cesar Castanho Lopes foram escolhidos como presidente e vice. Com a visão de formar um território integrado e reconhecido por promover o desenvolvimento sustentável, o grupo já traçou os eixos a serem trabalhados inicialmente. “A ideia é que, por meio de nossas potencialidades, consigamos construir um ambiente acolhedor, próspero e inovador”, esclarece o consultor do Sebrae, Emerson Lourenço, citando texto construído pelo próprio grupo.

Compras Públicas, educação empreendedora, associativismo e inovação são os quatro eixos que devem pautar as primeiras ações do grupo, formado pela chamada quádrupla hélice (academia, sociedade civil, poder público e privado). “Queremos melhorar a nossa região, inicialmente por meio destes quatro pilares”, conta a presidente do Avança Campos Gerais, Giorgia Bin Bocheneck. Para ela, um desafio foi lançado para começar a fomentar um novo ciclo de desenvolvimento sustentável nos municípios integrantes.

Cada eixo conta com coordenação e grupo próprio para realizar ações. Coordenador das Compras Públicas, Bruno Costa já adiantou que um inventário está sendo realizado para identificar as compras necessárias, além dos potenciais e fornecedores locais. “A ideia é agregar tudo em uma plataforma para facilitar o acesso e fomentar as compras na região”, esclarece.

Do eixo de Inovação, a coordenadora Jaqueline Rodrigues expôs projeto para reconhecer o nível de maturidade das empresas sobre o tema. Para isso, um questionário está sendo elaborado. Após coleta das informações no setor produtivo, as próximas ações devem ser traçadas. “Entendemos que o termo inovação ainda está muito distante das pessoas. Queremos desmistificar e mostrar os benefícios de implantar novos processos nas empresas”, explica Jaqueline.

Gilmar Denck, ficou à frente do associativismo no Avança Campos Gerais. “Queremos iniciar da base, mostrando à comunidade o que é e quais seus impactos”, explicou sua representante Bruna.

Já o eixo da educação empreendedora pretende focar seus trabalhos na conexão. “Pretendemos estimular a cultura empreendedora. Vamos mapear ações, iniciativas  e intenções, além de fortalecer ações colaborativas”, antecipa a coordenadora Gislaine Martineli Baninski.

Fazem parte do Comitê Territorial Avança Campos Gerais os municípios de Ipiranga, Porto Amazonas, São João do Triunfo, Palmeira, Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaíva e Sengés. Além dos trabalhos desenvolvidos com os eixos, o Comitê deve realizar, nos próximos dias, evento de institucionalização.

da AEN