Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Avenida dos Pioneiros, em Carambeí, ganha ‘Monumento dos Tropeiros’

2021-07-27 às 18:46

A Prefeitura Municipal de Carambeí iniciou as obras que revitalizarão as rotatórias de acesso à Avenida dos Pioneiros. Os espaços ganharão mais cores com paisagismo e contarão com elementos históricos como o “Monumento do Tropeiro”, instalado nesta terça-feira, 27.

Carambeí, que integra a “Rota dos Tropeiros”, foi rota de passagem do movimento, que tinha a Casa da Sinhara como local de parada para descanso e alimentação dos homens e animais. O “Monumento do Tropeiro” destaca Carambeí nesse importante contexto histórico ocorrido nos séculos XVII, XVIII e XIX.

O movimento tropeiro se baseava na condução do gado, de Viamão (Rio Grande do Sul), para Sorocaba (São Paulo) se estendendo ao Rio de Janeiro, Minas Gerais e, ao mesmo tempo, levavam consigo bens essenciais para o interior. Foi fundamental para fomentar o desenvolvimento do interior e estimular a fixação das populações e ainda deixou um legado cultural que está presente na gastronomia, vestuário, vocabulário, entre outros.

O “Monumento dos Tropeiros” é mais uma obra do escultor Ladislau Chary Filho. Ele é autodidata e tem uma história de mais de 40 anos de trabalho marcado pela criação de importantes obras espalhadas nos Campos Gerais, em outras cidades paranaenses e até no exterior. Em Carambeí seu trabalho tem destaque no Parque Histórico, também em uma obra na rotatória da Avenida dos Pioneiros que faz referência ao agricultor e agora na rotatória de acesso ao município, além de outras pertencentes a acervos particulares.

da assessoria