há uma hora
Publicado por Matheus Gaston

Um cinema totalmente movido a bicicletas! Esta é a proposta do BikeCine; cinema itinerante que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelas pedaladas do próprio público. Teixeira Soares, nos Campos Gerais do Paraná, recebe as sessões gratuitas e ao ar livre pela primeira vez nesta quinta-feira (11), com patrocínio do Instituto Aegea e Ambiental Paraná, empresa responsável pela gestão de esgoto em 52 cidades do estado em Parceria Público-Privada com a Sanepar.
No BikeCine, o público pode escolher de onde e como prefere assistir aos filmes, acomodado na plateia com 150 cadeiras ou pedalando nas estações de bicicletas, participando ativamente do funcionamento da sessão. No total, são 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas: 12 bicicletas fixas e quatro bases para acoplar as bicicletas trazidas pelo próprio público, caso desejem.
É possível também colaborar pelo “pedal de mão”, um recurso planejado especialmente para a diversão das crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, promovendo maior acessibilidade na participação. O BikeCine é para todos.
“É uma iniciativa muito relevante para as cidades onde atuamos, pois reforça o compromisso da Ambiental Paraná com saúde, sustentabilidade e qualidade de vida. A funcionalidade das bikes, movidas por energia limpa, antecipa simbolicamente os benefícios que a expansão da rede de esgoto levará à população nos próximos anos. Esse é o direcionamento que norteia nossas entregas e nossas responsabilidades como empresa”, compartilha Priscila Marchini, Diretora-presidente da Ambiental Paraná.
A estreia do projeto no Paraná, patrocinada pela Ambiental Paraná, leva as sessões para as cidades de Tijucas do Sul (10/12), Teixeira Soares (11) e Fazenda Rio Grande (12). O circuito de sessões patrocinadas pelo Instituto Aegea também incluiu o interior de São Paulo e estreia em Santa Catarina. A programação exibe uma sessão com filmes variados em curta-metragem, em seguida, o longa “Divertida-mente 2".
Os ingressos são gratuitos e ficam disponíveis on-line para o público (clique aqui para adquirir) e também serão distribuídos presencialmente no local, uma hora antes do evento. A programação em todas as cidades também pode ser acompanhada pelo site.
Ao invés de consumir energia para funcionar como um cinema regular, o Bikecine gera sua própria energia. Toda eletricidade necessária para a sessão acontecer é gerada a partir do movimento das pedaladas do público nas estações de bicicletas, que se transforma em energia elétrica pela cinética. Seja para inflar e sustentar a tela, projetar o filme, o sistema de som e demais equipamentos, é utilizada apenas esta energia limpa e sustentável, sem emissão de poluentes e impactos negativos à natureza.
O BikeCine consome cerca de 2500 watts por hora e cada ciclista gera 200 watts, em média. Quanto mais rápidas forem as pedaladas, maior é a energia produzida, um sinalizador exibe a carga de energia em tempo real e avisa se é preciso pedalar mais. Durante as sessões, os participantes podem fazer revezamento nas pedaladas, para descansar e para que todos possam vivenciar a experiência.
“O BikeCine reúne pautas que consideramos importantes para a sociedade e para o planeta. É uma grande alegria estrear na Fazenda Rio Grande, queremos proporcionar cultura, entretenimento, bem-estar, conscientização e inclusão. Quando o público vivencia a utilização da energia sustentável na prática, é convidado a refletir sobre o consumo energético, colaboração coletiva e mobilidade urbana.”, compartilha Marco Costa, coordenador geral e idealizador do BikeCine.
O evento ocorrerá no Ginásio Municipal de Esportes Romeu Neves, localizado na Rua João Ribeiro dos Réis. Veja os horários:
18h - Abertura para o público
19h - Seleção de curtas-metragens (filmes com recursos de acessibilidade)
20h - Divertida-mente 2
Com informações da Assessoria de imprensa