Às margens do Rio Iguaçu, em Porto Amazonas, a primeira placa de entrada de trilha do Caminho da Escarpa Devoniana foi instalada, marcando o início de uma nova fase para o turismo regional. A iniciativa, que visa estruturar um percurso de mais de 500 km, integra nove municípios dos Campos Gerais, conectando comunidades, locais históricos e belezas naturais por meio de caminhadas e pedaladas. O ato simbólico ocorreu em 18 de setembro de 2025 no Cais do Porto, um local histórico da cidade.
O projeto já conta com 250 km demarcados com sinalização rústica, seguindo o padrão da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso e Conectividade, com “pegadas” amarelas e pretas. Além de indicar a direção, as placas de localização trarão informações sobre a história, cultura e aspectos ambientais da região, valorizando o patrimônio local e fortalecendo a identidade dos destinos. As próximas placas serão instaladas em Ponta Grossa, Arapoti, Palmeira e Piraí do Sul.
O Caminho da Escarpa Devoniana é um esforço conjunto liderado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur), com apoio técnico e ambiental do ICMBio e a participação de prefeituras e comunidades locais. O trajeto percorre paisagens singulares da Mata Atlântica e floresta de Araucária, modeladas pela transição entre o Primeiro e o Segundo Planalto Paranaense.
Segundo o presidente da Adetur Campos Gerais, Guilherme Forbeck, a trilha é uma oportunidade de aproximar visitantes da natureza e cultura da região, gerando oportunidades para as comunidades. Já Benjamin Bordallo, representante do ICMBio, ressaltou que a trilha é uma ferramenta de conservação, pois conduz os visitantes por áreas protegidas e os conscientiza sobre a importância de preservar esse território único. O diretor do Departamento Municipal de Esporte, Recreação e Turismo de Porto Amazonas, Sandro Muller Placha, enfatizou que a cidade se firma como porta de entrada da trilha, ampliando seu potencial turístico e econômico.