Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Campanha ‘Junho Violeta’ alerta para violência contra a pessoa idosa em Castro

2021-06-15 às 16:57

O mês de junho é dedicado à conscientização e prevenção contra a violência à pessoa idosa sob a denominação de “Junho Violeta”. Inserido no calendário oficial de eventos do Estado, o objetivo é garantir dignidade e respeito à pessoa idosa; promover ações que tragam qualidade de vida, reprimir e combater a violência contra a pessoa idosa, entre outros.

Castro aderiu à campanha “Sensibiliza Campos Gerais” da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Estado do Paraná para diversas ações, entre elas a decoração na cor roxa em alguns equipamentos públicos. “Nossos equipamentos estão decorando seus espaços em alusão ao Junho Violeta, chamando a atenção para a importância da prevenção à violência contra o idoso. É preciso a participação de toda a sociedade nessa luta, principalmente denunciando aos órgãos competentes situações que atinjam essas pessoas”, disse a secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Michele Nocera Fadel.

 

Data

Nesta terça-feira (15) é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Para marcar a data, a secretaria fez um drive-thru no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Therezinha da Fonseca e entregou kit contendo cartilha e folder, além do Estatuto do Idoso.

 

Números

Os Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) de Castro identificaram de abril de 2020 a abril de 2021, 37 pessoas em situações de violência ou violações de direitos praticados contra a pessoa idosa (60 anos ou mais) como violência intrafamiliar (física, psicológica ou sexual), negligência ou abandono.

 

da assessoria