há 3 horas
Gabriel Aparecido

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-PR) divulgou nesta segunda-feira (27) o balanço de ocorrências registradas durante o ano de 2025. O relatório demonstra uma redução no registro de crimes de diferentes naturezas, se comparado com o ano de 2024.
De acordo com o relatório da SESP, os Campos Gerais, na totalidade, apresentaram uma redução nos números. Entre os maiores destaques estão os crimes relacionados a ameaça e furto. A maior queda registrada foi de 42,7% nos registros de ameaça em Teixeira Soares, seguido de uma redução de 41,3% do mesmo crime em Rio Azul.
Entretanto, apenas os municípios de Jaguariaíva e Palmeira apresentaram redução em quase todos os crimes, independentemente da natureza. Aqueles que não apresentaram reduções mantiveram os números do mesmo período do ano passado.
Juca Sloboda, prefeito de Jaguariaíva, atribuiu a redução à efetivação da Guarda Civil Municipal, entre os anos de 2024 e 2025. Ao D'Ponta News, o chefe do executivo contou que a segurança pública tem recebido investimentos constantes, para garantir melhores condições de trabalho aos agentes.
"É um trabalho feito pela Guarda Civil Municipal, em conjunto com outras forças, que garantiu que tivéssemos esses números", enfatizou.
Juca atribui ao trabalho da GCM, ainda, o aumento no número de prisões em Jaguariaíva. Segundo ele, os encarcerados aumentaram de 140 para 197 na Cadeia Pública do município.
Apesar de as reduções serem superiores na região, determinados municípios apresentaram aumentos em crimes específicos. O maior destaque está em Ipiranga, em apreensão de armas houve um aumento de aproximadamente 280%. Em 2024, seis armas foram apreendidas, já em 2025, 23 foram levadas. Porto Amazonas também registrou um aumento para este tipo de crime.
Ortigueira foi o único município da região que possui mais crimes com aumento nos dados do que reduções. Entretanto, os números não chegam a ser expressivos, tanto nos que diminuíram quanto nos que cresceram.