Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Campos Gerais

Cartilha explica como empresários da região podem oferecer produtos e serviços para o Poder Público

Projeto proposto pelo Comitê Territorial Avança Campos Gerais busca facilitar o entendimento sobre os processos de licitação para pequenos e grandes negócios

há uma hora

Assessoria

Publicidade
Cartilha explica como empresários da região podem oferecer produtos e serviços para o Poder Público
Foto: Reprodução / AMCG

O Comitê Territorial Avança Campos Gerais lançou, na última sexta-feira (5), sua nova Cartilha de Compras Públicas, um guia prático que apresenta o passo a passo para que empresários da região possam aproveitar as oportunidades de fornecimento ao Poder Público. O objetivo é tornar o acesso às licitações mais simples e estimular a participação de pequenos e grandes negócios nos processos de compra dos municípios.

De acordo com a presidente do Comitê, Luciane Rosas, uma das idealizadoras do material, a proposta é desmistificar as compras públicas e incentivar mais fornecedores a concorrerem nas licitações. “A ideia é estimular os negócios, do pequeno ao grande, e fomentar a economia local, deixando os recursos girarem dentro das nossas cidades”, afirma. Ela destaca que ampliar a base de fornecedores locais fortalece a economia da região, mantendo o giro de recursos dentro dos municípios.

A coordenadora do Eixo de Compras Públicas, Bruna Silva Miranda Zivigicoski, reforça que qualquer empresa, inclusive MEI, pode fornecer para a administração pública. “Preparamos um material simples, didático e de fácil acesso”, explica. A cartilha reúne orientações sobre onde encontrar editais, como se preparar para participar, quais documentos são necessários e os benefícios de atuar neste mercado. “A participação nos processos licitatórios pode trazer maior estabilidade e ampliar as oportunidades de negócio”, completa.

Vantagens

Bruna destaca ainda que a presença de fornecedores locais traz vantagens também para os governos municipais. Serviços mais próximos, com maior garantia de entrega e qualidade, fortalecem o ciclo de desenvolvimento regional. “Quando o empreendedor descobre que a prefeitura compra aquilo que ele produz, ele percebe uma oportunidade. Ao entregar o produto, recebe corretamente e cresce. E quando a empresa cresce, o território cresce com ele. Essa é a lógica. Esse é o ciclo”, resume.

Para Eliane de Freitas, integrante do Comitê e representante do Departamento de Compras Públicas de Ponta Grossa, a cartilha chega como um facilitador. Ela lembra que, embora existam diferenças entre editais, todas as licitações seguem a Lei 14.133/2021. “Com a cartilha, conseguimos resumir as principais informações para que todos tenham acesso”, comemora, ressaltando que o material é resultado de ampla pesquisa do grupo.

A Cartilha de Compras Públicas já está disponível gratuitamente e sendo distribuída de forma online às Associações Comerciais, Salas do Empreendedor dos municípios participantes e pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). “Estamos em busca de parceiros que possam compartilhar esse conhecimento e fazer a cartilha chegar a cada vez mais empresários”, finaliza Luciane.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Polícia Civil impõe prejuízo de R$ 10 mil ao tráfico e prende casal em ReservaAção conjunta apreendeu mais de 1 kg de drogas e localizou adolescente com histórico de atos infracionais; operação ocorreu nesta segunda-feira
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia