Quinta-feira, 07 de Julho de 2022

Castro realiza capacitação com foco na sensibilização contra a violência à pessoa idosa

23/06/2022 às 11:46

O início da campanha Junho Violeta no Município de Castro foi marcada por capacitação para os coordenadores dos equipamentos sociais com tema voltado à sensibilização contra a violência à pessoa idosa, com palestra do assistente social Adrianis Galdino Junior. O evento aconteceu no dia 15 de junho no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

A campanha segue até 30 de junho e conta com parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), Rede de Enfrentamento às violências do Município e Secretaria Municipal de Educação e Saúde.

Neste período, vários eventos serão realizados e os prédios públicos como Prefeitura Municipal de Castro, Secretaria Municipal de Assistência Social e Ponte do Parque Lacustre terão iluminação externa na cor violeta. Os relógio digitais do Município terão o slogan de divulgação da campanha. Os espaços que ofertam os serviços da rede socioassistencial estarão decorados com painéis internos e externos com frases alusivas apoiando a campanha, além de oficinas com vistas a sensibilização para as famílias do Serviço de Proteção Social Básica e Especial, grupos de participantes dos Centros de Convivência governamentais e não governamentais, e demais públicos das políticas setoriais.
Conforme os dados dos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do Município de Castro, entre o meses de Maio de 2021 a Maio de 2022, foram identificados 14 casos de pessoas idosas vítimas de violência intrafamiliar (física, psicológica ou sexual) e 40 casos de pessoas idosas vítimas de negligência ou abandono.

De acordo com a secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Michelle Nocera Fadel, a responsabilidade por cuidar dos idosos é de toda a sociedade. “Temos que estar atentos e denunciar situações de violência ou violações de direitos sofridos pelas pessoas idosas”, disse.

da assessoria