Uma história que nasceu da coragem, se fortaleceu na fé e se consolidou no trabalho: a Castrolanda completa nesta terça-feira, 30, 70 anos de fundação. A data registra a chegada dos primeiros grupos de imigrantes holandeses que vieram ao Brasil e deram início ao desenvolvimento da cooperativa em terras paranaenses.
Em sete décadas de atuação, a Castrolanda tem fundamentado o trabalho nos pilares da fé, educação e cooperação – princípios que compõem o tripé da imigração. A parceria entre clientes, colaboradores, cooperados e comunidade tem gerado resultados expressivos ao longo dos anos, que colocam a cooperativa entre as principais companhias do Brasil.
Os números são bastante satisfatórios: o acumulado anual até o mês de novembro traz um faturamento líquido de mais de R$ 5 milhões – um recorde para a história da Castrolanda. Com pouco mais de 30 dias para o fim do ano, o valor já ultrapassa em 16% o total faturado em 2020 – quando a cooperativa registrou R$ 4,3 bilhões acumulados.
O crescimento exponencial é reflexo de uma atuação fundamentada em valores, que permite que colaboradores, cooperados e todos os envolvidos na cadeia produtiva tenham suas demandas levadas à sério e tenham garantido o direito de pautar decisões coletivas. O resultado deste processo é o crescimento econômico da Castrolanda andando de mãos dadas com o desenvolvimento da comunidade, em uma relação em que todos ganham.
O último balanço anual da cooperativa traz o número de 1.053 cooperados ativos. São eles os principais responsáveis pela produção, concentrada em sete vertentes: grãos, suínos, batata, rações, sementes, ovinos e leite. Toda essa operação conta com o respaldo de mais 3,7 mil colaboradores, distribuídos nas 23 unidades da Castrolanda instaladas no Paraná e em São Paulo.
Planejamento estratégico
Diretor Executivo da cooperativa, Seung Lee considera bastante positivo os resultados parciais de 2021 e acredita que eles se tornaram realidade graças a um exemplar cumprimento do planejamento estratégico construído ainda em 2019. “A Castrolanda tem alicerces sólidos nos valores institucionais. Com objetivos bem definidos, aliado ao suporte de colaboradores e cooperados, a Castrolanda segue dia após dia em um caminho de sustentabilidade e estabilidade dos negócios”, explica.
Em 2020 o Horizonte – nome dado ao planejamento estratégico da cooperativa – preparou a companhia para se tornar ainda mais competitiva em sua área de atuação, apostando no redesenho de alguns processos que trouxeram mais agilidade a assertividade nas ações.
Razões para celebrar
Os números por si só mostram o tamanho da cooperativa e a sua importância para o cenário agropecuário brasileiro. Ainda assim, citar somente os valores financeiros não é suficiente para mostrar a grandeza da Castrolanda e o quanto ela representa para as pessoas envolvidas no ecossistema produtivo.
Pensando nisso foi lançada, ainda no início do ano, a campanha Razões Para Celebrar, com uma proposta que vem dando destaque a inúmeras ações da Castrolanda no âmbito institucional, social e sustentável. O cronograma teve início em março e segue até o mês de novembro, quando a cooperativa completa 70 anos de fundação.
“A Castrolanda possui uma história apaixonante e bastante emocionante, que nos remete à coragem dos nossos pioneiros holandeses. Toda essa força de trabalho e vontade de crescer, aliada ao cooperativismo que está enraizado nas nossas ações, nos trouxeram até aqui. É um orgulho fazer parte de um momento tão importante da cooperativa, principalmente olhando para tudo o que foi construído”, ressalta o presidente Willem Berend Bouwman.
Como forma de celebrar todo o trabalho de sete décadas, a Castrolanda homenageou personagens e contou histórias importantes do processo de construção e consolidação da cooperativa. Foram trabalhadas homenagens ao pioneirismo dos imigrantes holandeses e grandes histórias de cooperados e cooperadas que fizeram parte deste desenvolvimento construído ao longo dos anos.
Temas como sustentabilidade, responsabilidade social e a importância da cooperação também foram abordados em eventos on-line e conteúdos interativos que contaram com a participação de centenas de colaboradores e cooperados ao longo dos meses.
Para celebrar a chegada dos 70 anos, a Castrolanda prepara novidades. Uma delas é o reposicionamento de setores da cooperativa para o mercado, em uma ação que instituirá novas arquiteturas de marcas para as áreas de Sementes, Helpen, Fertilizantes, Empório, Nutrição e Energias Renováveis. O evento de lançamento, marcado para a manhã de 30 de novembro, também marca a reinauguração do Memorial da Imigração Holandesa, como é chamado o Moinho de Vento da Castrolanda.
Os cooperados ainda participação de um momento exclusivo na Cidade do Leite, em um show fechado com a dupla Fernando e Sorocaba. A apresentação também será acompanhada, pela internet, pelos colaboradores da Castrolanda. Além do show, a noite será marcada pelo lançamento do livro ‘Castrolanda 70 anos: uma história de união, fé e cooperação’, que conta em detalhes de toda a trajetória da cooperativa. O autor é o jornalista Edson Lemos.
da Assessoria