Sábado, 31 de Julho de 2021
foto: Clebert Gustavo

Centro Cultural Castrolanda abre em horário especial nas férias

12/07/2021 às 11:50

Importante ponto turístico de Castro, o Centro Cultural Castrolanda (CCC), a partir desta semana, amplia os dias de funcionamento. De 13 de julho a 1º de agosto, o local receberá visitantes de terça a sábado, das 13h às 18h. Já o restaurante, que funciona anexo, abrirá diariamente a partir das 11h30.

O gerente-geral do CCC, Rafael Rabbers, explica que o objetivo era funcionar de terça a domingo, porém, em virtude dos decretos estaduais e municipais de combate à covid-19, o espaço não pode abrir aos domingos. Ele também lembra que durante a visita é obrigatório o uso de máscara e o distanciamento social entre os visitantes e que em todos os espaços há álcool em gel disponível.

“Para aqueles que buscam um passeio tranquilo e querem aprender um pouco sobre a cultura e imigração holandesa, a visita ao Centro Cultural é fantástica. Além disso, o nosso espaço é lindo e rende ótimas fotos. Temos também um restaurante e café para as pessoas fazerem suas refeições e uma loja de souvenirs, a Artelanda. Enfim, é um passeio muito legal para toda a família”, afirma Rabbers.

Localizado na Colônia Castrolanda, em Castro, o CCC é composto pelo Memorial da Imigração Holandesa e pelo Museu Histórico de Castrolanda. O Memorial foi construído em 2001 em homenagem aos 50 anos da Colônia, onde os visitantes podem conhecer um autêntico moinho holandês. Com quatro andares abertos a visitação e com 37 metros de altura, o Moinho de Immigrant é um dos maiores moinhos de vento do mundo.

Já no Museu Histórico de Castrolanda, os turistas podem conhecer como era uma casa de fazenda (boerderij), característica da região nordeste da Holanda, de onde a maioria dos imigrantes partiu. Também no museu estão expostos documentos, objetos e ferramentas que contam a história da imigração dos holandeses para Castro e a formação da Colônia e da Cooperativa Castrolanda.

Além dos espaços museais, o Centro Cultural também conta com um restaurante e café e uma loja de artesanato, a Artelanda. O CCC está localizado na Rua do Moinho, 244, na Colônia Castrolanda, em Castro, e os ingressos, que dão acesso ao Moinho e ao Museu, custam R$ 15 a inteira e R$ 7,50 a meia e são vendidos na recepção dos dois locais.

 da assessoria