Sexta-feira, 25 de Abril de 2025

Cidades dos Campos Gerais recebem oficina gratuita de gastronomia tropeira

Curso oferece momento de aproximação dos profissionais da gastronomia à culinária tropeira e propõe a implementação de pratos típicos nos cardápios da cidade
2025-04-24 às 13:47
Divulgação

O projeto Experiência Tropeira inicia na próxima semana uma série de oficinas gratuitas sobre preparação de pratos tropeiros em cidades dos Campos Gerais. O primeiro município a receber a atividade será Palmeira, na quarta-feira (30), a partir de 18h, no Clube Palmeirense (Rua XV de Novembro, Nº 476). A realização é da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur) em conjunto com a Estratégia Projetos Criativos e Inspire Projetos Criativos, com apoio da Prefeitura de Palmeira e parceria do Senac Estação Saudade.

São 12 vagas destinadas a gestores de empreendimentos gastronômicos da região, cozinheiros, chefs e demais pessoas interessadas no tema. O instrutor Gilson Rosa irá orientar a preparação de feijão tropeiro com torresmo de barriga e carreteiro. Além da produção do prato típico, os participantes serão instruídos sobre operacionalização de cozinha para experiências gastronômicas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas AQUI.

A proposta faz parte de um conjunto de ações elaboradas para valorização do tropeirismo nos Campos Gerais, com patrocínio da Copel, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

A culinária tropeira é uma herança da atividade comercial que teve início no século XVII e influenciou a cultura e costumes dos Campos Gerais. De acordo com a gerente executiva do Senac Estação Saudade, Cristina Soltovski de Oliveira, o curso é uma forma de atrair o olhar dos profissionais da gastronomia para um tema pouco valorizado. “Destacar essa cultura faz com que ela esteja presente cada vez mais em estabelecimentos comerciais e nas casas dos paranaenses”, defende.

Além de Palmeira, o projeto Experiência Tropeira irá realizar oficinas nas cidades de Arapoti, Jaguariaíva, Piraí do Sul e Ortigueira.

Gilson Rosa
Gilson Rosa está há 25 anos no mercado de hospitalidade com ênfase em alimentos e bebidas. Atua na implantação, reestruturação e crescimento de negócios do mercado de alimentação fora do lar com foco na operação de processos e pessoas para gerar resultados com atendimento de experiência.  Especialista em fundamentos e práticas de harmonização entre alimento e bebida desde 2017. Atuou na área de ensino no Senac São Paulo, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo e SEBRAE São Paulo. Palestrante e júri em eventos do segmento de alimentação.

Projeto Experiência Tropeira
O projeto Experiência Tropeira é uma iniciativa que oferece a imersão na cultura tropeira nos Campos Gerais do Paraná. Realizado em áreas rurais, o evento combina história, música, teatro e gastronomia, proporcionando a valorização do tropeirismo e o fomento ao turismo.

A imersão acontece em duas noites tropeiras realizadas em áreas rurais nos municípios de Palmeira, Arapoti, Jaguariaíva, Piraí do Sul e Ortigueira. Os participantes serão recebidos na simulação de um pouso tropeiro com a duração de cerca de três horas. O evento oferece encenação teatral participativa e roda de viola. Toda a atividade será gratuita, incluindo o transporte. A programação e os ingressos serão divulgados em breve.

Em junho, o projeto promove também um seminário regional de fomento a negócios ligados ao tropeirismo, em conjunto com o Sebrae. O evento irá reunir empreendedores, guias de turismo, gestores públicos e pesquisadores para participação em workshops sobre o tema.

Das assessorias.