Quarta-feira, 26 de Março de 2025

Circuito Gastronômico procura valorizar experiência turística com guia de restaurantes dos Campos Gerais

2022-11-02 às 14:56

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta terça (1º), a gerente da AdeTur Campos Gerais, Karen Kobilarz, comenta a respeito do 2° Circuito Gastronômico dos Campos Gerais.

A iniciativa surgiu em 2021 para contribuir com o setor turístico na retomada da atividade no pós-pandemia, especialmente nos restaurantes, que foram bastante afetados pelo lockdown. “Percebemos que estava sendo retomado o turismo, nossos atrativos turísticos estavam tendo recorde de visitação e nos questionamos: onde esse pessoal está indo comer?”, pontua Karen.

Segundo a gerente da AdeTur, um dos fatores mais importantes da experiência turística é a gastronomia. “Todo mundo tem que ter onde visitar, o que comer e onde dormir, que é o básico do turismo. Então, fizemos esse movimento, que é o Circuito Gastronômico, para identificar e mapear onde está sendo ofertada uma gastronomia bacana, que valorize nossa história, nossa cultura, nossos produtos locais e disponibilizar essa informação ao turista”, acrescenta.

Karen destaca que a maior parte dos destinos turísticos que visitamos possuem um prato típico de referência: seja o acarajé, em Salvador; seja o barreado de Morretes, por exemplo. “Deve-se aproveitar a viagem e experimentar a gastronomia local. Nossa região é muito rica e muito diversa, tivemos o movimento dos tropeiros, a questão da imigração e é difícil determinar um prato exclusivo. Aqui temos uma variedade muito grande. Convidamos os empresários e perguntamos: o que você está oferecendo que pode ser uma experiência interessante para o turista e que remeta ao nosso turismo, à nossa produção agrícola? Fizemos esse convite, eles se inscreveram e nós disponibilizamos essa informação para o turista”, explica.

O Circuito Gastronômico não enfoca apenas em pratos típicos, mas em uma gastronomia de qualidade. O guia completo pode ser acessado no site gastronomiadoscamposgerais.com.br, que lista esses empreendimentos e as iniciativas cadastradas.

AdeTur

A AdeTur é uma agência de desenvolvimento que trabalha a integração dos municípios da região dos Campos Gerais, segundo Karen. “Acreditamos que trabalhando de forma unida e integrada todos os municípios da região se tornam mais competitivos. O Brasil é muito rico, assim como o Paraná, e competimos com muitos destinos. Uma região unida se torna mais forte e atrativa para os turistas”, explica.

Confira a íntegra da entrevista da gerente da AdeTur: