há 2 horas
Gabriel Aparecido

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Castro, realizada nesta segunda-feira (09), os vereadores aprovaram a remissão de débitos de produtores rurais afetados pela chuva de granizo em agosto de 2025. Os beneficiados pela medida são participantes do Programa Porteira Adentro.
O Projeto de Lei nº 176/2025 prevê que as dívidas dos produtores das comunidades de Santa Leopoldina, Passo dos Bois, Fundão e Aparição deverão ser perdoadas pelo Poder Público. O PL justifica que, após a forte tempestade que atingiu o município, os produtores tiveram um prejuízo excessivo em suas produções e estruturas essenciais para a continuidade dos trabalhos.
Em complemento, a justificativa do projeto destaca que os impactos gerados na região comprometeram significativamente a renda e a forma de subsistência das famílias agricultoras do local. Após a aprovação pelo Legislativo, o projeto deve seguir para a sanção do prefeito, Dr. Reinaldo, em sequência.
No final do mês de agosto de 2025, Castro foi atingida por uma forte chuva de granizo, que destelhou mais de 50 casas, além de afetar diretamente a produção agrícola do município. O fenômeno deixou ruas e avenidas de Castro cobertas por uma camada de gelo, criando um cenário semelhante ao de neve em pleno inverno. À época, meteorologistas do Simepar contaram que a formação do granizo foi favorecida por um vórtice ciclônico e a presença de ar frio na região, propiciando a manutenção das pedras de gelo no solo por mais tempo.