Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Colégio Agrícola da UEPG está entre os 30 melhores do Paraná

2020-09-17 às 13:35

O Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas (CAAR), vinculado à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), é uma das 30 melhores instituições de ensino médio do Paraná, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Colégio recebeu uma nota média de 5,5 e é o único ensino médio de Ponta Grossa a aparecer no top 200 do Paraná no Ideb de 2019. A média do Paraná foi de 4,7 pontos.

“Como estudante de um colégio agrícola, e atualmente à frente da reitoria da UEPG, é uma grande alegria saber que o CAAR, uma escola histórica, está tão bem posicionada no Paraná”, comemora o reitor da UEPG Miguel Sanches Neto. “Sinal da qualidade dos professores e da equipe de gestão do colégio, e uma demonstração da importância do ensino técnico vinculado a uma universidade pública”, continua. “O resultado do Ideb é reflexo da dedicação e do esforço do trabalho de todos os nossos alunos, professores e servidores”, celebra o diretor do CAAR Alcebíades Baretta. 

Atualmente, o colégio tem 30 professores e 310 alunos, sendo que um terço deles estuda em regime de internato. “Os alunos do Colégio Agrícola passam por uma ‘transformação’ educacional e social e a rotina integral contribui muito para a aprendizagem, especialmente na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala”, complementa Jackson Gaudeda, aluno do colégio no período analisado pelo Ideb. “Um grande diferencial é a relação direta com a UEPG, pois existe uma ambientação muito grande com o meio acadêmico, que ajuda quando os alunos entram no ensino superior”, adiciona.

O índice é realizado a cada dois anos e calcula a média entre o fluxo escolar (aprovação e reprovação) e as médias de desempenho nas avaliações. No Ideb de 2017, o CAAR recebeu uma avaliação de 5,2 pontos e teve meta projetada para 2019 de 5,4. De acordo com o novo índice, o Colégio Agrícola deve alcançar média de 5,6 pontos em 2021.

Da assessoria