Sexta-feira, 18 de Julho de 2025

Com investimento de R$ 17 milhões, Carambeí dá início à maior obra de saúde da sua história

2025-07-18 às 13:55
Divulgação

Por Camila Souza

As obras do novo Pronto Atendimento (PA) 24 horas de Carambeí começaram na quinta-feira (17). Com investimento de R$ 17 milhões, o projeto prevê mais de 3 mil metros quadrados de área construída e deve ser concluído em até dois anos (veja abaixo). A estrutura vai atender a população de mais de 25 mil habitantes e contará com serviços como consultórios médicos, salas de urgência e emergência, exames de imagem e setores administrativos da saúde.

Segundo a prefeita Elisangela Pedroso (PL), o atual Centro Municipal de Saúde foi construído ainda na gestão do primeiro prefeito da cidade, Alci Pedroso de Oliveira, seu pai, quando Carambeí tinha 6.500 moradores. Ela afirma que desde então a estrutura teve apenas pequenas ampliações. “Só teve algum aumento que não foi nada significativo, alguns puxadinhos e nada mais”, explica. De acordo com a gestora, esse é o maior investimento em uma única obra no município de Carambeí.

Estrutura pensada no futuro

A nova unidade contará com serviços de raio-x, ultrassonografia, laboratório, salas de sutura e inalação, além da parte administrativa da saúde, como vigilâncias sanitária e epidemiológica e a Secretaria Municipal de Saúde. A obra está sendo construída na Avenida do Ouro, na região central da cidade (veja imagens abaixo).

Elisangela diz que o projeto foi pensado com foco no crescimento da cidade para as próximas décadas. “Nós, com a visão de futuro, pensando em Carambeí daqui a 20 e 30 anos, idealizamos um projeto dessa envergadura”. Segundo ela, a proposta começou a ser estruturada em 2022 com apoio do Conselho Municipal de Saúde, da Secretaria de Estado e de demais órgãos reguladores.

A prefeita afirma que a saúde do município já é considerada de boa qualidade, mas que a estrutura física ainda precisa ser ampliada. “Claro que sempre é um calcanhar de Aquiles, sempre falta alguma coisa, sempre há pessoas falando, reclamando, mas hoje graças a Deus a maioria só elogios”, comenta.

Ela destaca que a gestão está dedicada a melhorar a qualidade de vida da população. “Estamos trabalhando, se dedicando integralmente para que a nossa população tenha uma melhor qualidade de vida, principalmente na área da saúde, que é algo mais importante dentro de todas as famílias”, finaliza.