Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Conheça o design escolhido para os rótulos das cervejas oficiais do Buraco do Padre

2021-10-25 às 17:25

Foram revelados no último sábado (23), durante o evento cultural ‘PG Memórias’, os ganhadores do concurso que escolheu o design dos rótulos das cervejas oficiais do Parque de Natureza Buraco do Padre, localizado em Ponta Grossa, na região de Itaiacoca. A iniciativa contou com a participação de empreendedores criativos, como artesãos, designers, ilustradores, fotógrafos, artistas e demais profissionais. A primeira colocação ficou para Gabrielle Braun, moradora da Colônia Witmarsum, em Palmeira, e o segundo lugar para o artista ponta-grossense, J Robson SadCo.

A primeira colocada recebeu R$ 1.500 e o segundo R$ 500, além ingressos cortesia para quatro pessoas no Buraco do Padre, um pack com 24 cervejas especiais produzidas em Ponta Grossa e 10 horas de consultorias com o Sebrae/PR.

“Quando vi a proposta do concurso já me interessei com o intuito de me desafiar na ilustração e no lettering. Busquei algo mais despojado, voltado para um público maior de 18 anos, e que criasse uma conexão entre o homem e a natureza”, conta a ganhadora do concurso, que é formada em Artes Visuais.

Para o concurso foram definidos quatro temas: “atrativos naturais”, “fauna local”, “flora local” e “tradição e cultura”. Foram escolhidos um rótulo para cada um dos quatro estilos de cervejas artesanais (Pilsen, APA, IPA e Witbier) que serão “marcas” do atrativo turístico, visitado anualmente por 50 mil turistas do Brasil e do exterior. A seleção foi feita em três fases, com a participação popular através do Instagram do Buraco do Padre.

“Ao todo foram mais de 5 mil votos computados nas três fases, sendo que a diferença entre o primeiro e segundo lugar foi de aproximadamente 200 votos”, explica o gestor do Parque de Natureza Buraco do Padre, Álvaro Fernandes Dias Filho.

O concurso foi uma ação conjunta entre o Buraco do Padre, o Sebrae/PR, a Associação Ponta-Grossense da Indústria Cervejeira (Apic), a Secretaria Municipal de Turismo e a Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa. O objetivo era estimular a inovação e a criação, além de promover e valorizar os criativos da região.

“Primeiramente, pensamos em uma ação para fomentar a indústria local que foi com a escolha das cervejas oficiais do Buraco do Padre. Com isso oferecemos mais uma experiência para nossos visitantes. Já com o concurso, conseguimos aumentar o nível de consciência sobre a preservação da fauna e flora e ainda valorizamos os artistas de Ponta Grossa e região”, frisa o gestor do Parque.

Para a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, a iniciativa cultural foi uma forma de fomentar o empreendedorismo por meio dos profissionais criativos da região. “É a valorização e o reconhecimento por meio da escolha popular e que contribui com o desenvolvimento educacional e sustentável do Parque”, comenta.

da assessoria