Terça-feira, 24 de Setembro de 2024

Conhecida como a Terra das Cachoeiras Gigantes, Prudentópolis investe no setor e é destaque no Turismo do Paraná

2020-09-04 às 16:40

Prudentópolis, cidade localizada no centro-sul do Paraná, conhecida como a Terra das Cachoeiras Gigantes, possui cerca de 50 mil habitantes e é tranquila por natureza. Além dos atrativos naturais, conta com mais de 100 igrejas e atrai milhares de turistas todos os anos que buscam experiências religiosas, culturais e de aventura.

Segundo o prefeito de Prudentópolis, Adelmo Luiz Klosowski, nos últimos anos a prefeitura está investindo no setor para que a cidade ganhe cada vez mais destaque na região. “Prudentópolis entende a sua vocação para o Turismo e vem nos últimos anos investindo fortemente para que a cidade seja um destino de turismo de Natureza, Cultura e Fé, trazendo a sua população e aos atrativos, aumentando a geração de renda e de empregos na cidade”, afirma.

De acordo com a secretária de Turismo da cidade, Cristiane Guimarães Boiko Rossetim, a prefeitura conseguiu pavimentação nos principais acessos aos atrativos e mantém o paisagismo da cidade para atrair mais turistas e proporcionar boas experiências aos visitantes. “A prefeitura mantém investimentos na área do turismo com infraestrutura de acesso aos atrativos, sinalização turística, conseguiu 60 km pavimentação poliédrica nos principais acessos dos atrativos, faz a gestão do Monumento Natural Salto São João (Parque Estadual), mantém o paisagismo da cidade, cuida das praças, investe em cursos de capacitação e palestras aos empreendedores de turismo local”, explica.

Adelmo Luiz Klosowski, prefeito de Prudentópolis

Novidades para o Turismo

Uma das novidades para o Turismo é a criação de um Geoparque na cidade. Apesar do nome, um geoparque é uma região com atributos geológicos e paleontológicos. Além disso, a implementação de um deles deve desenvolver a região e colaborar com o movimento da economia.

Prudentópolis apresenta esses atributos no quesito Geológico, Paleontológico e Geomorfológico. Sendo assim, a criação do geoparque iniciou-se com a descoberta do Pinheiro de Pedra (Conteúdo Paleontológico de Nível Internacional – Lenhos Fósseis). Segundo a Secretária de Turismo, a área contém importantes afloramentos de formações Teresina, Rio do Rastro, Piramboia, Botucatu e do Grupo Serra Geral da Bacia do Paraná. Neste contexto apresenta-se sítios especiais, como as grandes Cachoeiras e a Escarpa da Serra da Esperança.

“Com isso, a Secretaria Municipal de Turismo entrou em contato com o Governo do Estado que prontamente realizou uma visita técnica ao Município através do IPHAN e o ITCG, que sinalizaram que seria uma grande descoberta muito importante para o Geoturismo não só de Prudentópolis e do Estado do Paraná como do Brasil. Após um levantamento de diversos Geossítios no Município onde os técnicos chegaram a conclusão da criação do ‘Geoparque Prudentópolis'”, explica a secretária.

A implementação do Geoparque vai gerar mais destaque para Prudentópolis, pois será o primeiro do Sul do Brasil. Para o prefeito, o atrativo será motivo de orgulho para a região. “O Geoparque Prudentópolis será o segundo Geoparque do Brasil e trará uma visibilidade ainda maior para o município que já é destaque no Turismo a nível Regional e Estadual, e terá um reconhecimento Internacional através da UNESCO, onde será protocolado ao Projeto”, afirma.

Principais atrativos

Entre os principais atrativos estão o Monumento Natural Salto São João, uma queda d’água com 86 metros de altura. Possui uma estrutura completa com trilhas, mirantes e até estacionamento. Outro destaque é o Salto São Francisco, localizado entre os municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, possui mais de 195 metros de altura e grandes paredões que formam um cânion ao longo do leito do rio São Francisco.

Como chegar

Prudentópolis está localizada a cerca de 98 km de Ponta Grossa e a 207 km de Curitiba. O acesso se dá pela BR-373. Ao chegar na cidade, basta procurar o Centro de Informações Turísticas para saber sobre todos os atrativos da região, o local é aberto de domingo a domingo.

Fotos: acervo EPR