Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Coro Cidade de Ponta Grossa ganha destaque em festival internacional

2020-12-22 às 16:47

Mais uma vez, o Coro Cidade de Ponta Grossa ganhou destaque internacional. Na última sexta-feira, 18 de dezembro, o grupo representou o Brasil no Internacional Choral Festival & Competition 2020, organizado pelo Conselho Indiano para Relações Culturais (ICCR). O coro interpretou a canção ‘Poentes da Minha Terra’, uma poesia da escritora ponta-grossense Anita Philipovsky que foi musicada pelo maestro Waltel Branc, que pode ser vista clicando aqui, a partir dos 53 minutos.

O festival reuniu 40 apresentações de grupos provenientes de 23 países ao redor do mundo, que apresentaram músicas de seu cancioneiro tradicional. “É motivo de muita alegria e honra para o Coro Cidade de Ponta Grossa poder representar nosso país nesse evento tão conceituado, confirmando a qualidade técnica e artística dos integrantes”, destaca a maestrina Sarah Fernandes.

Mantido pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, o CCPG tem 12 anos de atuação, contando com 25 integrantes que recebem uma bolsa de estudos mensal como forma de incentivo ao aprimoramento musical. Em sua trajetória, o grupo já alcançou mais de 150 mil pessoas, realizando cerca de 50 apresentações a cada ano em teatros, escolas, igrejas, instituições, praças, universidades, entre outros espaços, tanto em Ponta Grossa como em outras cidades do Paraná.

“O CCPG é motivo de orgulho para cada ponta-grossense. São talentos da nossa terra que levam a música para os quatro cantos da cidade, e agora do mundo”, comemora o presidente da Fundação, Fernando Durante, lembrando que nos últimos dois anos o Coro foi o grande destaque do Festival de Ópera do Paraná, com reconhecimento público dos organizadores.

O Internacional Choral Festival & Competition 2020 teve o apoio do Conselho Associado da Royal Schools of Music, da Universidade de Viena, da Escola de Música de Yale, da Academia de Música da Letônia, da Academia Estatal de Música da Bielo-Rússia e da Orquestra e Coro Nacional Juvenil da Índia, entre outras instituições. Atuaram como jurados os maestros Vijay Upadhyaya (Áustria), Mervyn Cousins (Reino Unido) e Andris Veismanis (Letônia), o Dr. Jeffrey Douma (Estados Unidos) e o professor Siamion Michajlovich Klimanau (Bielorrússia).

A curadora do festival, Sonia Khan, comemorou o sucesso do evento. “Agradecemos a todos os 153 diretores de coros, condutores e performers da Argentina, Bielorrússia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Guatemala, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irã, Itália, Macau, Macedónia, Malásia, México, Nigéria, Peru, Rússia, Sérvia, Turquia, Espanha, Sri Lanka, Uruguai e Venezuela pela esmagadora resposta para o festival do ICCR”, disse ela (em tradução livre).

A apresentação do Coro Cidade de Ponta Grossa teve direção e regência de Sarah Fernandes, arranjo de Maria Augusta Roggenkamp, acompanhamento no piano de Daniel Vieira, edição de áudio de Maria Augusta Roggenkamp e edição de vídeo de Amani Niclevisk Sviercoski. Atuam como chefes de naipe Maria Augusta Roggenkamp e Weider Martins, e como arquivista o cantor Douglas Passoni.

O vídeo conta com a participação dos cantores Aline Ayub, Analúcia Godinho, Andresa Lino, Augusto Aguierias, Bárbara Rosini, Cezar Kapp, Claudete Oberg, Deisi Horn, Diego Willian, Douglas Passoni, Geordani Castilho, Gisele Sandrino de Lara, Guilherme Bueno, Halisson Rafael Kedrovski, Jacqueline Faria, João Luiz Gomes Júnior, Luciana Cristina de Souza, Maria Augusta Roggenkamp, Mariene Silva, Paulo Kincheski, Priscila de Oliveira, Samuel Alves de Lara e Weider Martins.

 

ICCR

Fundado em 1950 por Maulana Abul Kalam Azad, o primeiro ministro da Educação independente da Índia, o Conselho Indiano para Relações Culturais (ICCR) tem como objetivos participar ativamente na formulação e implementação de políticas e programas relativos às relações culturais externas da Índia; promover e fortalecer as relações culturais e o entendimento mútuo entre a Índia e outros países; promover intercâmbios culturais com outros países e povos, e desenvolver relações com as nações.

Da assessoria