Duas jovens do município de Castro, Josiane Gouveia, de 24 anos, e Nayara Valenga, de 25 anos, tiveram as contas do Instagram hackeadas na última segunda-feira (22). Desde então, os golpistas estão usando os perfis para aplicar golpes em amigos das vítimas.
Josiane afirma que os criminosos estariam publicando fotos de eletrodomésticos à venda nas duas contas, usando a justificativa de que seria para ajudar uma tia que está indo para Portugal. “Muitas pessoas estão caindo pensando que somos nós, estão até vindo em nossas casas buscar ou ver os produtos e aí que descobrem que caíram em um golpe, que não somos nós que estamos postando os produtos”, explica.
Os perfis que foram hackeados são @josianegou e @nayvalenga e os produtos que estão sendo publicados à venda tratam-se de um golpe, segundo as vítimas. A jovem conta que ela e a amiga já registraram boletim de ocorrência, “porém falaram que eles não conseguem derrubar as contas, e é para as pessoas irem denunciando os perfis. Pediram as chaves PIX que os golpistas estão passando para as pessoas”, afirma.
“Não sabemos mais o que fazer. As postagens continuam dia a dia por, mais que os perfis estejam sendo denunciados, estamos com medo de sair de casa e pessoas virem nos xingar, agredir ou algo assim por conta de coisas que não somos nós que estamos fazendo”, finaliza Josiane.
Dicas para evitar golpes
No menu de configuração, na opção Segurança, o usuário pode ativar a autenticação de dois fatores para receber um código de confirmação de login por aplicativo de autenticação, SMS, WhatsApp ou outros métodos, como e-mail. Esses dados devem estar atualizados.
Ao ativar a autenticação de dois fatores no Instagram, você receberá um alerta toda vez que alguém tentar entrar na sua conta por meio de um dispositivo ou navegador da Web. Estes alertas indicarão qual dispositivo tentou fazer o login e onde ele está localizado.
Você pode aprovar ou recusar de imediato a solicitação nos seus dispositivos conectados. Também é possível ver uma lista dos dispositivos que entraram recentemente na sua conta. Para isso, vá em “Configurações”, “Segurança” e “Atividade de login”. Se não reconhecer um login realizado recentemente, você poderá desconectar-se desse local ou dispositivo.
É importante se certificar sobre quem entra em contato com você por mensagens e só estabelecer diálogo com contatos de confiança. O Instagram reforça que, se precisar entrar em contato, usará a aba “E-mails do Instagram”, que fica nas configurações.