há 2 horas
Lucas Ribeiro

Uma pessoa foi multada em R$ 5 mil após a Polícia Militar Ambiental constatar o corte de árvores nativas e intervenções irregulares em uma área ambientalmente protegida. A situação ocorreu na localidade de Rio das Pedras, no município de São Mateus do Sul, na última segunda-feira (26).
A ocorrência foi atendida após denúncia recebida pelo telefone 181. No local, a equipe policial realizou vistoria na propriedade e identificou a abertura de valas de drenagem e o desflorestamento em área de banhado, considerada especialmente protegida.
Para a mensuração do dano ambiental e identificação do período das intervenções, a área foi analisada por meio de geoprocessamento, com o uso de imagens de satélite. Conforme a Polícia Militar Ambiental, o proprietário do imóvel não possuía autorização ambiental para a realização das atividades.
Diante da constatação, foi lavrado um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 5.000,00, por impedir a regeneração natural da vegetação em uma área de 0,51 hectares.
Além da multa, a área foi embargada para garantir a regeneração natural da vegetação. O caso também será comunicado à Delegacia da Polícia Civil para apuração de possível crime ambiental.