há 2 horas
Lucas Ribeiro

A Polícia Militar Ambiental do Paraná realizou, na última sexta-feira (6), uma operação de vistoria em uma propriedade rural localizada na região de Rio das Pedras, em São Mateus do Sul. A ação resultou na aplicação de multa no valor de R$ 47 mil ao proprietário por irregularidades ambientais relacionadas a desmatamento.
A fiscalização foi iniciada após solicitação do setor de geoprocessamento da corporação, que identificou possíveis danos ambientais por meio de imagens de satélite. No local, os policiais constataram três infrações ambientais distintas.
A primeira irregularidade foi o impedimento da regeneração natural de uma área especialmente protegida, caracterizada como área úmida (banhado), em uma extensão de 1,73 hectares. A segunda infração envolveu dano à floresta situada em Área de Preservação Permanente (APP), abrangendo mata ciliar de um córrego e a vegetação do entorno de uma nascente, totalizando 2,82 hectares.
Já a terceira irregularidade identificada foi o dano à floresta no bioma Mata Atlântica, em estágio médio de regeneração, em uma área de 0,96 hectares.
Diante das constatações, foram lavrados três Autos de Infração Ambiental, que somaram R$ 47.000,00 em multas. Para garantir a regeneração natural das áreas degradadas, os locais foram embargados, e o proprietário responderá criminalmente pelos danos causados junto à Delegacia de Polícia de São Mateus do Sul.