Para celebrar o Dia Internacional da Mulher a Secretaria de Cultura, Indústria, Comércio e Turismo de Castro recepcionou diversas convidadas na manhã de hoje (8), para café da manhã e a palestra ‘O diferencial da Mulher no Mercado de Trabalho’, ministrada por Renata Belo. A palestrante, que tem 11 anos de experiência na área de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho, com ênfase em projetos de Educação Corporativa, Atração e Gestão de Pessoas, compartilhou sua história de vida e trajetória profissional, com testemunhos de superação e aprendizado. O evento foi realizado no Clube União, e contou com a presença de cerca de cem mulheres.
Conforme destacou a secretária municipal de Cultura, Indústria, Comércio e Turismo, Gisele Coradassi, a intenção, ao reunir mulheres para falar sobre o mercado de trabalho, foi justamente homenagear o desempenho profissional de cada uma delas que, cotidianamente, conquistam novos espaços, nos mais diversos setores. “O evento de hoje foi especialmente para homenagear as mulheres, que ocupam cada vez mais espaços no mercado de trabalho, contribuindo brilhantemente para a economia do município”, ressaltou.
Ao falar de sua história e carreira, a palestrante, Renata Belo, destacou o que considera ser um dos principais diferenciais femininos no mercado de trabalho. “O diferencial da mulher é ela acreditar no potencial que tem. A mulher tem uma capacidade gigantesca de aprender. O que ela quiser, ela consegue aprender, então, seu diferencial é acreditar em si mesma. O segundo passo é buscar a qualificação e perder o medo, porque a mulher, no mercado de trabalho, tem muito medo. Medo do que os homens irão pensar, medo do que pode acontecer, dúvidas sobre se vai conseguir ou não dar conta, mas é preciso superar esses medos, e quando não for possível, tem que ir com medo mesmo”.
Já sobre superar os medos, Belo deu conselhos do que, segundo ela, tem funcionado em sua carreira e a ajudado. “Para superar o medo eu tenho que enfrentá-lo, e para enfrentar eu tenho que conhecer o processo, buscar, estudar, tentar formas de aprender sobre determinada situação. Isso torna o aprendizado significativo para mim, para que eu consiga enfrentar o medo, e para que quando alguém me questionar sobre algo, eu consiga responder. Eu nunca vou saber tudo, mas preciso saber o suficiente”, finalizou.
da comunicação