Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Distrito de Uvaia recebe pela primeira vez prova de corrida

2021-09-02 às 14:00

A segunda etapa da Corrida na Roça 2021 já está com inscrições abertas e desta vez a novidade fica por conta do cenário rural do Distrito de Uvaia, em Ponta Grossa, que pela primeira vez recebe uma prova de corrida deste porte. A expectativa é de participação de mais de 400 atletas que poderão competir, se exercitar e ainda contemplar as belas paisagens, características da Região dos Campos Gerais, e ainda às margens do Rio Tibagi. Segundo Kleber Cavali, parte da trilha que desafiará os atletas nesta etapa da Corrida na Roça, é reconhecida por pequenos grupos de ciclistas, mas pela primeira vez será palco de um evento organizado para atrair atletas e turistas. “É a primeira vez que os corredores poderão desfrutar, com a estrutura de uma prova, desse local que tem uma beleza muito peculiar, e um trajeto bastante desafiador”, adianta.

O evento será no dia 26 de setembro, e as inscrições estão abertas, no site www.cavaliproeventos.com.br, até o dia 19 de setembro, uma semana antes do evento. O valor da inscrição é R$ 50 e a competição é para corredores com trajeto de 7 quilômetros, caminhada de 5 quilômetros e ainda a corrida kids. “E para as equipes de corridas e caminhadas, há possibilidade de solicitar cupom de desconto para inscrever seus atletas. Para equipes com 10 inscritos, a Cavali fornece cupom de desconto para o ato da inscrição online que deve ser solicitado via email. Também tem premiação, ao final das três etapas, para a equipe que, ao final do circuito, somar o maior número de pontos, incluindo maior número de inscritos, classificação geral e classificação por faixa etária”, explica Denise Martins, uma das organizadoras do evento, acrescentando que o prêmio será uma tenda inflável personalizada.

Prevenção

Além de todo aparato de atendimento emergencial, tradicionalmente disponibilizado aos atletas, com ambulâncias em pontos estratégicos do trajeto, o evento traz rigoroso protocolo de prevenção em relação às medidas de contenção à Covid 19.  “Em todas as etapas, as largadas são escalonadas, e ocorrem a cada 10 minutos para cada categoria, com horários pré-definidos, e diferença de 10 segundos entre cada atleta”, enfatiza Cavali.

Além disso, há disponibilização de álcool gel e máscaras e ainda a hidratação dos participantes e também a entrega de frutas, como é de costume no final da corrida, também cumprem o protocolo de prevenção, com tudo bem embalado e higienizado.

Só participa o atleta que estiver de máscara e outra providência é com relação à entrega das premiações. Não haverá cerimônia de premiação, para evitar aglomerações, então os resultados serão divulgados logo ao final das provas, e os troféus aos vencedores serão entregues na loja Treme Terra, do Shopping Palladium em Ponta Grossa, a partir do dia seguinte a cada evento. Aos participantes de outras cidades, a premiação será enviada pelos Correios. “Já foi assim na etapa Mariquinha, e funcionou muito bem”, enfatiza Cavali.

Circuito 2021

No último dia 15 de agosto, a primeira etapa da Corrida na Roça 2021 movimentou mais de 420 atletas, na Cachoeira da Mariquinha. E o circuito este ano encerrará com a terceira e última etapa, no dia 24 de outubro, na Cachoeira do Rio São Jorge, um dos principais atrativos turísticos da Região dos Campos Gerais. A paisagem é formada por paredões e possui diversas quedas d’água, deslizando por rochas que formam belas cachoeiras. E além das cachoeiras do Rio São Jorge, o trajeto ainda vai proporcionar aos participantes momentos de contemplação à Represa do Alagados, outro cenário ímpar da  cidade de Ponta Grossa.

“Os lugares foram cuidadosamente escolhidos, as trilhas definidas com objetivo de desafiar os participantes e especialmente motivá-los a explorarem de forma proveitosa e consciente, ainda mais as belezas da região”, destaca Alexyan Cavali, da Cavali Pró Eventos.

Ainda de acordo com os organizadores, o evento promove os atrativos turísticos da região, com obstáculos naturais, sem a necessidade de interferências. “A estrutura é apenas de sinalização e algumas placas de orientação, pontos de hidratação aos participantes, e daí com subidas em diferentes inclinações, descidas, pequenos riachos, grama, terra batida, e todo o cuidado de não causar mudanças na estrutura natural”, detalha Cavali.

Trajetória

A primeira Corrida na Roça aconteceu em 2016, como um projeto piloto, e foi na área da instituição Esperança Cidade dos Meninos, no Distrito de Guaragi, outra área rural de Ponta Grossa. E a partir de 2017, com a fundação da Cavali Pró Eventos, a Corrida na Roça passou a integrar o calendário de eventos esportivos da cidade, com objetivo de proporcionar saúde e entretenimento para toda a família.

A partir daí foram realizadas corridas no Buraco do Padre, em que 15% dos atletas eram de outros municípios, em outros atrativos turísticos, além de propriedades particulares abertas ao público especialmente para a realização do evento como ocorreu na etapa Fazenda Pau Furado, em 2017, a etapa Fazenda Vila Velha, ambas em 2020 e a etapa Cerradinho, em 2021.

Nesses anos de atuação, a Corrida na Roça também foi realizada na propriedade Safari’s Farm, no Recanto Botuquara, na Estância Marruá com a etapa realizada em prol do Centro de Equoterapia dos Campos Gerais, e ainda em 2020 a etapa Oak Bier.

Passeios e parceiros

Como o objetivo da Corrida na Roça vai além do evento em si, a Cavali Pró Eventos realizou parcerias com empresas que estão preparadas para atender os turistas, e oferecer roteiros conforme a disponibilidade e interesse de famílias ou grupos. “Além disso, a expectativa é que o atleta que vem de fora aproveite o dia da corrida, para curtir outros pontos turísticos da cidade, assim possa usufruir da rede hoteleira, da rede de restaurantes e lanchonetes que oferecem uma culinária bem característica e diferenciada”, destaca Alexyan, enfatizando que o objetivo do circuito também é promover os atrativos turísticos da cidade e a estrutura turística disponível.

O Parque Estadual de Vila Velha, cartão postal do Paraná, é uma das sugestões de passeio. O local é está aberto aos visitantes, também cumprindo protocolo por conta da pandemia. O Parque é aberto à visitação das 8 às 15 horas, de quarta até domingo, sem necessidade de agendamento. Entre as atrações estão os arenitos, as Furnas e a Lagoa Dourada, e ainda há atividades de arvorismo, tirolesa e balonismo. O parque é tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado desde 1966.

Outro parque natural da cidade, é o Buraco do Padre, um verdadeiro monumento da natureza, com uma cachoeira de mais de 30 metros de altura que deságua em um anfiteatro rochoso, uma furna, e forma um pequeno lago de fundo arenoso. O local reserva um por do sol único, ainda na presença dos andorinhões no alto da cachoeira. Outra atração no parque é a Fenda da Feira, com paredões esverdeados esculpidos pela ação do tempo e permitem uma sensação única e indescritível. A visitação ocorre de quarta a domingo, das 9 às 19 horas, com limite de visitantes, por conta do protocolo de segurança da Covid. 19.

da assessoria