Por Igor Rosa
Com a chegada do ano eleitoral, as conversas seguem adiantadas nos bastidores da política em Jaguariaíva. Até o momento, a cidade conta com três pré-candidatos à Prefeitura Municipal. Veja os nomes que devem estar à disposição dos eleitores.
Alcione Lemos (DEM) é secretária de Educação da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva e vice-prefeita de Juca Sloboda. Sempre envolvida na política, Alcione foi esposa do ex-prefeito municipal Otélio Renato Baroni. Nos bastidores, é certo de que a professora terá o apoio do atual governo para dar continuidade na gestão do prefeito em exercício.
Leon Linsingen é empresário e nunca participou de disputas eleitorais. Novo na política, ele colocou o nome à disposição para concorrer ao cargo de prefeito de Jaguariaíva. Nos bastidores, Leon é chamado de terceira força, o que quer dizer que não é nem situação e nem oposição ao atual governo.
Leomar de Barros (MDB) é pré-candidato para Prefeitura de Jaguariaíva. Sobrinho do ex-prefeito Ademar Ferreira de Barros, em 2016 foi candidato a vice-prefeito, mas a chapa foi derrotada nas urnas. Leomar é oposição ao governo Juca Sloboda.
As discussões acontecem nos bastidores, porém em estágio avançado. Os pedidos de registro de candidatura devem ser apresentados pelos partidos políticos aos respectivos juízes eleitorais até às 23h59 do dia 14 de agosto, pela internet ou até às 19h do dia 15, no caso de documentos físicos. Caso os partidos não solicitem o registro de candidatura, o próprio candidato, desde que escolhido em convenção, poderá pessoalmente solicitá-lo até o dia 20 de agosto.
A Justiça Eleitoral estabeleceu o prazo de 14 de setembro para que todos os registros de candidatura para o pleito de 2020 tenham sido julgados pelos respectivos juízes eleitorais.