Uma comitiva composta por representantes do Governo do Estado, de municípios e empresas paranaenses, viaja nesta semana para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde deve ficar até 16 de outubro. O grupo representará o Brasil na Expo Dubai 2020, a maior feira de exposições do mundo, que espera receber mais de 25 milhões de visitantes. Elizabeth Schmidt, prefeita de Ponta Grossa, Elisangela Pedroso, prefeita de Carambeí, e Moacyr Fadel Junior, prefeito de Castro, são algumas das autoridades que integram a comitiva liderada por Ratinho Junior.
De acordo com o Governo do Estado, o grupo vai com a missão técnica-comercial de promover as vocações do Paraná para o mundo. Para isso, o Estado apresentará um exposição aos visitantes, e a comitiva participará de rodadas de negócios com potenciais interessados, como empresários, fundos de investimento e traders. Na programação, as rodadas são divididas entre setores estratégicos para o desenvolvimento sustentável: automotivo; agronegócio; alimentos e bebidas; papel, madeira e celulose; bem-estar; e infraestrutura e tecnologia da informação; além de uma agenda específica para os municípios.
Exposição
Os mais de 190 países participantes serão divididos em três distritos: Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade. O Paraná ficará no Pavilhão Brasil, inserido no distrito da Sustentabilidade. A comitiva prepara uma exposição imersiva que apresenta o estado a seus visitantes, do potencial agroindustrial e de geração de energia aos roteiros turísticos e parcerias em diversas áreas da gestão pública.
O conceito da exposição paranaense é batizado de “Wow! All Around”, frase em inglês equivalente a “surpresa por toda parte” e que sugere as diversas formas de encantamento que o Estado pode proporcionar a quem o conhece. Os visitantes descobrirão um pouco da história do estado por meio de um espetáculo artístico dividido em 18 atos que destacam diversas qualidades do Paraná, como sua natureza, cultura, indústria, agronegócio, logística, educação, entre outros.
Oportunidades para a Região
Durante a missão, os representantes municipais terão oportunidades específicas de mostrar suas vocações e potencialidades, o que para a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, é uma grande oportunidade. “Somos um grande produtor de grãos, temos comércio forte, serviços e indústrias de ponta. Acredito que, nessa retomada pós-pandemia, temos um momento especial para mostrar isso ao mundo”, disse.
Elisangela Pedroso, prefeita de Carambeí, destaca as possibilidades de investimentos para a região. “A comitiva de prefeitos não quer garantir apenas que venham novos investidores, mas que esses investimentos sejam prioritariamente nas cidades de médio e pequeno porte. As cidades da região estão preparadas”, contou.
O prefeito de Castro, Moacyr Fadel, também vai em busca de novos investidores “É uma oportunidade de mostrar ao mundo todo o potencial que Castro tem e o que oferece para receber investimentos”, explicou.
Agenda
A agenda oficial da comitiva paranaense começa em 9 de outubro com um encontro com o embaixador brasileiro nos Emirados Árabes Unidos. Um dia depois será a cerimônia de abertura da semana do Paraná no Pavilhão do Brasil e a primeira apresentação do espetáculo de projeção mapeada que integra a programação do Estado no local.
Nos dias 11 e 12, no hotel Crowne Plaza, serão realizadas as rodadas de negócios. Na sequência, ao longo dos dias 13 e 14, estão previstas visitas a outros pavilhões da Expo Dubai, além da participação no evento internacional Global Forum Africa, que reúne investidores de diferentes países africanos. Já no dia 15, a agenda é de networking nos pavilhões da Expo Dubai.
Com informações da AEN e assessorias