Imagens registradas pelas câmeras de monitoramento da EPR Litoral Pioneiro na PR-151, em Castro, mostraram o avanço de uma forte chuva de granizo que surpreendeu os motoristas na manhã desta terça-feira (26) e cobriu a pista com uma fina camada de gelo, principalmente entre os quilômetros 297 e 291 da rodovia. Apesar do impacto, não houve necessidade de interrupção do tráfego e nenhuma ocorrência de acidentes foi registrada no local.
A chuva de granizo ocorreu rapidamente, mobilizando as equipes da EPR Litoral Pioneiro, que atuaram na sinalização e orientação dos usuários da rodovia. O coordenador de Operações da concessionária, Francisco Clabonde, ressaltou a importância de reduzir a velocidade em situações de tempestade, estacionar o veículo em local seguro e coberto, como postos de combustíveis, e jamais parar sob árvores ou em áreas alagadas. O uso do pisca-alerta enquanto aguarda o fim do fenômeno também é recomendado. Em casos de emergência, os usuários devem acionar o número 0800 277 0153, que também atende via WhatsApp.
O fenômeno deixou ruas e avenidas de Castro cobertas por uma camada de gelo, criando um cenário semelhante ao de neve em pleno inverno. Segundo meteorologistas do Simepar, a formação do granizo foi favorecida por um vórtice ciclônico e a presença de ar frio na região, propiciando a manutenção das pedras de gelo no solo por mais tempo. O Paraná segue sob alerta do Instituto Nacional de Meteorologia para chuvas intensas ao longo do dia.