Segunda-feira, 28 de Abril de 2025

Equipe do CimSaúde recebe capacitação sobre sífilis

2025-04-28 às 14:14
Gabrieli Cercal/ Google Maps

Equipe da Linha de Atenção à Saúde da Criança do da subsede de Telêmaco Borba do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) participou na manhã de desta segunda-feira (28) de capacitação sobre a Sífilis. “Realizamos atualizações frequentes com nossos profissionais”, aponta a diretora, Pâmella Costa.

As capacitações fazem parte do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios de Saúde, o Qualicis. “Há temas obrigatórios que devemos abordar, como a sífilis, e também ouvimos integrantes da equipe para verificar quais doenças podemos trazer novas qualificações”, conta.

Divulgação

O aumento dos casos de sífilis em todo o mundo conta com reflexos também na região. Conforme dados do perfil epidemiológico da doença, o Paraná vem registrando aumento significativo desde 2010. De 81 registros naquele ano, o número saltou para 14.597 em 2023.

“Podemos dizer que há muito mais casos, já que eles são subnotificados”, aponta o enfermeiro Leonardo de Brito Santos, profissional que realizou a palestra. Conforme o enfermeiro, a detecção é fácil, com testes rápidos, mas como a doença pode ser “silenciosa”, as pessoas não buscam o diagnóstico, e, portanto, não realizam os tratamentos.

Quando os adultos infectados não realizam o tratamento adequado, as gestantes podem passar a sífilis para seus bebês. “São diversos os problemas que a sífilis congênita pode acarretar para o bebê, podendo afetar o desenvolvimento durante toda a vida. Por isso é muito importante a detecção e tratamento precoce”, avalia Santos.

Vale destacar que a sífilis é uma doença sexualmente transmissível, portanto, sua prevenção ocorre pelo uso de preservativos.

Das assessorias.