Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2025

Espaços culturais de Castro tem exposições de artes abertas à visitação gratuita

Casa da Praça e Casa da Cultura Emilia Erichsen abrigam obras de artistas, crianças e adolescentes
2025-02-13 às 16:47
Divulgação

Dois importantes espaços culturais de Castro, nos Campos Gerais, estão com exposições de artes abertas à visitação gratuita neste mês. Na Casa da Praça, a exposição coletiva “Cores de Vilinha”, do pintor curitibano João Carneiro e de seus alunos, segue aberta ao público até o dia 02 março. Já na Casa da Cultura Emilia Erichsen, a exposição ‘Brincantes Cavanis’ vai até 28 de fevereiro.

Casa da Praça
“Cores de Vilinha” foi aberta a visitação na última semana com dezenas de telas criadas em diferentes técnicas e estilos, retratando paisagens e animais, por exemplo. “O João Carneiro é um pintor muito conceituado e que já veio algumas vezes a Castro. Desta vez, ele também trouxe obras de alguns de seus alunos”, explica o secretário municipal de Cultura, Indústria, Comércio e Turismo, Ronie Cardoso Filho.

Divulgação

Além de João Carneiro, participam os artistas: Tadeu de Conto, Norberto Lucieto, Silvia Gomes, Claudia Anhaia, Otide Deggerone, Luciani Girardi e Heliana Maia. O público pode visitar a exposição na Casa da Praça, na praça da Igreja Matriz, de segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Aos sábados, domingos e feriados, o espaço é aberto das 9 às 13 horas.

Casa da Cultura
“Brincantes Cavanis” iniciou nesta terça-feira (11), na Casa da Cultura, na rua Doutor Jorge Xavier da Silva, e traz o resultado das atividades que crianças e adolescentes fizeram durante o mês de janeiro na colônia de férias da Casa da Criança e do Adolescente Padre Marcello Quilici, da Associação Padre Antonio e Marcos Cavanis. “São obras muito originais, muito bonitas e nós trouxemos para a Casa da Cultura para que as pessoas de toda a cidade possam ver. Vale a pena visitar”, destaca Ronie.

Crédito: Divulgação

“Quem conhece um pouco do trabalho do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos sabe que ele é muito importante porque dá a oportunidade de, mesmo no período de férias, as crianças terem essa atenção especial”, destacou o padre Franco Allen Somensi, presidente da Associação que administra a Casa da Criança e do Adolescente.

Entre as obras expostas estão fotografias com intervenção artística, colagens, e esculturas produzidas com material reciclável. O espaço abre para visitação de segunda a sexta-feira, entre 8 horas e 11h30 e entre 13 e 17 horas.

As informações são das assessorias.